junho 15, 2024

Qual o presidente foi eleito no primeiro turno?

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

Quantos votos o Lula fez no primeiro turno?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 57,25 milhões de votos no primeiro turno das eleições realizadas neste domingo, 2 de outubro, considerando a apuração de 99,99% dos votos.

Quantos votos recebeu o Lula?

Foram registrados 1.751.415 votos brancos (1,43%) e 3.889.466 votos nulos (3,16%). A abstenção chegou a 20,90%. Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, é natural de Garanhuns (PE) e concorreu pela coligação Brasil da Esperança (formada por FE Brasil (PT/PCdoB/PV)/Solidariedade/Federação PSOL-Rede/PSB/Agir/Avante/Pros).

Qual foi o presidente mais votado da história do mundo?

Com mais de 60 milhões de votos, Lula é o presidente mais votado da história. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidente da República eleito com mais votos na história do Brasil.

Onde o Bolsonaro perdeu no primeiro turno?

Partido não perdeu votos em nenhum Estado em relação à última eleição; atual presidente perdeu principalmente no Sudeste. A diferença no 1º turno das eleições do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi de 6,2 milhões de votos.

Quem ganhou no primeiro turno e perdeu no segundo?

No entanto, uma virada entre as duas etapas nunca foi verificada nas eleições presidenciais. Segundo levantamento realizado pelo Poder360 com os resultados do 1º e do 2º turno das eleições para a Presidência da República desde a redemocratização, quem venceu no 1º turno sempre levou o pleito.

Onde o Lula ganhou no primeiro turno?

As demais capitais em que Lula ganhou são: Belém (PA), São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE) e Salvador (BA).

Quando o Lula ganhou no primeiro turno?

Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Em que ano Lula foi eleito no primeiro turno?

Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Qual foi a maior votação de Lula?

É o maior número de votos que um político já recebeu por voto popular no Brasil. Lula bateu o próprio recorde de presidente mais votado. Neste ano, foram 2 milhões de votos a mais do que no 2º turno de 2006, quando o petista teve 58,2 milhões de votos.

Qual foi o Estado que Lula ganhou mais voto?

Confira os municípios onde Lula teve mais votos

Os resultados por Estado acompanharam os números do primeiro turno. O Piauí foi, mais uma vez, onde o petista obteve melhor desempenho: 76,86%, ante 74,08% dos votos válidos no primeiro turno.

Quais foram os estados que Lula ganhou no primeiro turno?

Veja em quais Estados Lula ganhou:

  • Alagoas – Lula teve 56,33% enquanto Bolsonaro marcou 36,20%
  • Amapá – Lula alcançou 45,64%; Bolsonaro teve 43,44%
  • Amazonas – Lula atingiu 49,19% enquanto Bolsonaro marcou 43,13%
  • Bahia – Lula teve 69,49%; Bolsonaro teve 24,50%
  • Ceará – Lula ficou com 65,80%; Bolsonaro teve 25,48%

Onde o Bolsonaro ganhou no primeiro turno?

No Sul, Bolsonaro venceu em Curitiba (PR) e Florianópolis (SC); Já Lula ficou à frente em Porto Alegre (RS). Na apuração dos estados, Lula foi o mais votados em 14 unidades da federação e no exterior.

Quem é o favorito Lula ou Bolsonaro?

Na metodologia da pesquisa espontânea para o primeiro turno, Lula também lidera, seguido por Bolsonaro.

Quando o Lula ganhou no 1 turno?

Foi candidato a presidente por outras duas vezes, em 1994 e em 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso. Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Quando Lula venceu no primeiro turno?

Vale ressaltar que um desses é o Ceará, que em 2018 foi vencido por Ciro Gomes (PDT), e no primeiro turno de 2022, por Lula. Bolsonaro perdeu os estados de Amazonas, Amapá, Tocantins e Minas Gerais para Lula entre as eleições de 2018 e 2022.

Quem foi eleito presidente em 2002?

Após três tentativas frustradas, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu eleger-se presidente com quase 53 milhões de votos, tornando-se o segundo presidente mais votado do mundo à época, atrás apenas de Ronald Reagan na eleição estadunidense de 1984.

De quem o Lula ganhou em 2002?

Foi a primeira e única vitória do PT e, consequentemente, de Lula nos estados de São Paulo e Santa Catarina em eleições presidenciais.