abril 13, 2024

Para que serve a alfazema ou lavanda?

Usos tradicionais: antiespasmódico, carminativo, expectorante diurético, sedativo. As flores são aromatizantes de ambiente. Indicações terapêuticas: Falta de apetite, agitação e insônia, problemas dispépticos. Uso externo em banhos contra problemas circulatórios e como sedativo.
Em cache

Qual é a verdadeira alfazema?

A lavanda é uma espécie nativa da África, Ásia, Europa, Índia, Mediterrâneo. Também conhecida como alfazema, a Lavandula sp, nome científico da lavanda, apresenta-se na cor roxa, a mais comum e famosa em todo o mundo.

Qual é o outro nome da lavanda?

Um aroma marcante e popularmente conhecido, a lavanda, também denominada alfazema, é uma planta originária dos cerrados mediterrâneos, característicos por áreas montanhosas e ensolaradas, e é amplamente utilizada desde a Antiguidade Clássica. É uma espécie querida.

Qual outro nome da alfazema?

Nome. Os nomes comuns desta planta são alfazema, lavandula, rosmaninho, alfazema verdadeira, lavanda e nardo. O nome científico é Lavandula spp, dado pelos Romanos e proveniente do latim “lavare”, que significa limpar ou lavar.

Para que a lavanda é usada?

Propriedades medicinais

Tradicionalmente o óleo essencial de lavanda é utilizado para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e tensões musculares; curar irritações da pele, acne, queimaduras e picadas de insetos. Seu aroma ajuda a combater a insônia, o estresse e a depressão.

Qual é a lavanda que acalma?

Conhecido pelas suas propriedades calmantes o Óleo Essencial de Lavanda da dōTERRA pode ser tomado internamente, aplicado na pele diretamente sem diluição e claro utilizado no seu difusor aromático.

Qual é a verdadeira lavanda?

Lavanda Verdadeira / Alfazema – Lavandula Angustifolia

– Planta perene de porte médio. – Crescimento em maços com folhas estreitas, compridas e verdes acinzentadas com flores de cor violeta. – Muito cultivada para extração de seu óleo essencial, para uso medicinal e para a produção de chás.

Como reconhecer alfazema?

No que respeita à alfazema, trata-se de um arbusto semilenhoso que possui caules direitos, ascendentes ou prostrados, e que pode medir até cerca de 40 cm de altura. As suas folhas são pequenas, inteiras, quase lineares a lanceoladas, tomentosas e de cor verde-acinzentadas.

Qual é a lavanda brasileira?

A lavanda dentata (Lavandula dentata) ou muito conhecida como Lavanda Brasil, possui fortes propriedadesdescongetionantes e expectorantes das vias respiratórias. Também é muito utilizada no tratamento de queimaduras e no processo de cicatrização, pois auxilia na regeneração celular do tecido cutâneo e hidrata a pele.

O que a lavanda atrai?

Tem vários usos medicinais e outros. É de toxicidade muito baixa, enquanto mostra uma ação anti-séptica e antimicrobiana notável. As flores da lavanda são muito ricas em néctar e atraem abelhas e outros polinizadores.

Como se chama lavanda em português?

alfazema {f.}

Qual a lavanda mais perfumada?

Quais as melhores espécies? As mais bem adaptadas ao Brasil e, portanto, melhores escolhas na hora da compra são a Lavandula Canariensis e a Lavandula Dentata. A Lavandula Angustifolia e a Lavandula Stoechas também são belíssimas opções.

O que é lavanda atrai?

As flores da lavanda são muito ricas em néctar e atraem abelhas e outros polinizadores.

O que a lavanda transmite?

O Cineol, por exemplo, quando inalado promove o relaxamento no nosso organismo, aliviando o estresse e mantendo o equilíbrio emocional. O Cineol possui ainda propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias, sendo utilizado comumente na produção de medicamentos, cosméticos e perfumes.

Qual a entidade que gosta de alfazema?

Ibejis (21/05 a 20/06) – Alfazema

O perfume dessa erva é muito usado nas magias amorosas.

Qual lavanda é melhor?

Quais as melhores espécies? As mais bem adaptadas ao Brasil e, portanto, melhores escolhas na hora da compra são a Lavandula Canariensis e a Lavandula Dentata.

Qual a diferença entre as lavandas?

A verdadeira lavanda (Lavandula officinalis) é o tipo que se usa para fins medicinais. Seu aroma é mais delicado e seus galhos são únicos, enquanto os outros tipos de lavanda se ramificam. Outra diferença está nos seus arbustos que são mais baixos e mais arredondados, crescendo em altitudes mais elevadas.

O que o cheiro de lavanda faz?

Acredita-se que sua fragrância ajuda a promover a calma e o bem-estar, podendo ser usada para reduzir o estresse, a ansiedade e possivelmente até a dores leves.