maio 5, 2024

Qual a diferença entre motivo torpe e fútil?

121, § 2.º, I e II, CP). Motivo fútil é aquele insignificante, flagrantemente desproporcional ou inadequado se cotejado com a ação ou a omissão do agente. Torpe é o motivo abjeto, indigno e desprezível, que repugna ao mais elementar sentimento ético."
Em cache

O que é o motivo torpe?

O motivo torpe é aquele considerado como imoral, vergonhoso, repudiado moral e socialmente, algo desprezível. Um exemplo seria matar para receber uma herança, ou matar por ter qualquer tipo de preconceito, entre outros.
Em cache

O que é um motivo fútil?

Verbete pesquisado. Razão subjetiva que, por sua insignificância, não justifica a prática da infração penal. Constitui qualificativa do homicídio.
Em cache

Quando a vingança é motivo torpe?

"Prevalece o entendimento jurisprudencial de que a vingança, por si só, não configura motivo torpe, salvo quando comprovado que tal sentimento restou inspirado por razões injustificáveis e repugnantes."

O que é algo fútil?

Fútil é algo desprovido de interesse, que não possui nenhum valor, ou nenhuma importância; leviano. Fútil pode ser utilizado também para caracterizar pessoas, geralmente em um sentido pejorativo, ou negativo.

O que é um crime fútil?

O que é Motivo Fútil? Por outro lado, o motivo fútil é quando o ato/ação do agente é totalmente desproporcional ou inadequado se comparado com o crime cometido. Logo, é caracterizado por essa desproporção entre a causa moral da conduta e o resultado morte por ele consumado naquele determinado momento fático.

Como dizer torpe?

torpe1

  1. Impudico; obsceno.
  2. Sórdido; infame; ignóbil.
  3. Interesseiro.
  4. Nojento; impuro.
  5. Sujo; manchado.

O que é fútil exemplo?

O que é Fútil:

Fútil pode ser utilizado para designar um local fútil, uma loja fútil, um assunto ou até mesmo um programa de televisão fútil, que significa que não acrescenta nada a ninguém, não agrega em nada e não tem nenhum conhecimento.

Qual a diferença entre motivo torpe e motivo fútil presentes na forma qualificado do crime de homicídio?

Motivo torpe: motivo reprovável e de grande repúdio social (exemplo: matar para conseguir herança). Motivo fútil: motivo totalmente insignificante e desproporcional (exemplo: matar por ter levado uma fechada no trânsito).

Por que a vingança pertence a Deus?

Por mais que soe estranho aos nossos ouvidos, a vingança divina é motivada pelo amor, assim como qualquer outro de Seus atributos morais. A vingança de Deus nada mais é do que a retribuição exigida por Sua justiça, e a Sua justiça é um exigência do Seu amor.

O que é fútil sinônimo?

1 banal, insignificante, reles, inútil, nulo, oco, vão, vazio, bobo, desimportante, desnecessário, frívolo, inconsistente, nugativo, pueril, ridículo, superficial, tolo.

O que é vida fútil?

Futilidade é a ausência de uma finalidade útil ou resultado útil em um procediemnto diagnóstico ou intervenção terapêutica. A determinação da futilidade algumas vezes envolve um julgamento de valor, particularmente quando a qualidade de vida é o objetivo.

O que é ser fútil?

substantivo masculino e feminino Algo ou alguém insignificante, irrelevante, sem importância nem utilidade. Algo ou alguém cuja aparência inspira desconfiança; leviano.

Como age uma pessoa fútil?

A pessoa fútil é aquela que dá importância para coisas levianas, geralmente coisas caras, objetos e roupas de moda, e é normalmente conhecida por todos a sua volta como fútil.

O que Jesus falou sobre vingança?

Jesus repreende a atitude deles: “De forma nenhuma! Não é porque não somos acolhidos que vamos retribuir da mesma maneira. Não é porque não somos amados, que vamos retribuir com o ódio. Não é porque o outro nos faz mal, que vamos também retribuir com o mal da mesma maneira”.

O que é o espírito de vingança?

A característica vingativa da vontade é aquilo que estabelece uma relação problemática com o tempo e se caracteriza como o que Nietzsche denomina espírito de vingança, que pode ser entendido como a “aversão da vontade pelo tempo e seu 'Foi assim!

O que é a pessoa fútil?

Pessoa de característica ardilosa, enganadora; enganador. Desprovido de essência, princípios; de caráter infantil; tolo.

O que é uma coisa sutil?

Sutil é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquilo que é extremamente pequeno, quase impalpável. Sutil é ainda algo feito com delicadeza, algo meigo, suave. No sentido figurado, sutil se refere a um comportamento hábil, engenhoso, perspicaz, que tem agudeza de espírito.