junho 23, 2024

Para que serve o Círio Pascal?

O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. O que o coelho tem a ver com tudo isso? Por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia? Ovos de coelho ou de Páscoa?
Em cache

Quanto tempo dura o Círio Pascal?

O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a noite do domingo de Pentecostes.

Quando acender o mini Círio Pascal?

A luz de Cristo

O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do Tempo Pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes.
Em cache

Como é feito o Círio Pascal?

O Círio Pascal tem incrustado, em sua cera, cinco cravos de incenso simbolizando as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor da Cruz. Na procissão de entrada da Vigília, canta-se, por três vezes, a aclamação ao Cristo – “Luz de Cristo.

Onde colocar o Círio Pascal?

É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas. O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascual como símbolo de Cristo – Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado.

O que fazer com a vela do Círio Pascal?

O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do Tempo Pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o Tempo Pascal, o Círio é dignamente conservado no batistério ou sacristia.

Como se acende o Círio Pascal?

Não existe regra, afinal, essa vela não é uma peça litúrgica. Mas, pensando em seu sentido original, a sugestão seria acender junto com o sacerdote e fincar os cravos ao mesmo tempo que ele (lembrando que os cravos vão em cada ponta da cruz e também no meio dela).

Quando apaga a vela do Círio Pascal?

Neste Domingo, dentro ainda do Tempo Pascal, destaca-se no espaço celebrativo o Círio. Ao término da Celebração, ele é apagado, simbolizando que a luz do Ressuscitado, ascendida na Vigília Pascal, se perpetua no coração dos fiéis que se fazem dóceis ao Espírito Santo.

Qual o dia que se apaga o Círio Pascal?

Hoje, no dia de Pentecostes, ao fechar-se o Tempo da Páscoa, o Círio é apagado, este sinal nos é tirado, também porque, educados na escola pascal do mestre Ressuscitado e cheios do fogo dos dons do Espírito Santo, agora, devemos ser nós, “Luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, em …

Como usar o Círio Pascal da família?

Na Vigília Pascal, vá a sua paróquia ou comunidade, na hora da incisão do Círio pascal faça-o também na sua Vela Pascal da Família colocando cada cravo em cada ponto da cruz e terminado no centro da cruz. Acenda-o no fogo "novo" do círio, depois o leve para sua casa e faça os encontros propostos no folheto.

Quem pode apagar o Círio Pascal?

Terminado o Hino Pascal, o Sacerdote faz a inclinação ao Círio Pascal, e o apaga.

Onde deve ficar o Círio Pascal?

Depois de ser aceso no sábado, o Círio Pascal passa a ficar aceso em todas as celebrações, durante as próximas sete semanas até o Domingo de Pentecostes. Ele fica em um lugar de destaque no altar e também pode ser usado em celebrações especiais como o Batismo e também a Primeira Comunhão.