abril 28, 2024

O que significa log P?

O coeficiente de partição octanol/água (P) indica a tendência de um composto em se difundir em óleo ou água. O logaritmo deste coeficiente é o LogP. Se P = 1, LogP = 0, indicando que a molécula apresenta a mesma afinidade por óleo e pela água.
Em cache

Como calcular o log P?

O logP estimado de toda a molécula é calculado somando-se as constantes que são contribuições (em unidades de logP) correspondentes a subunidades moleculares e incluindo-se os termos de correção devidos às interações intra- moleculares e intermoleculares intrínsecas da molécula em questão.
Em cache

Quanto menor o log de P?

Se log P < 0, então P < 1 e a tendência de X é a de se dissolver preferencialmente na fase aquosa. Quanto menor log P, mais hidrofílico é X. Por outro lado, se log P > 0, então P > 1 e a afinidade de X é maior pela fase orgânica.

Para que serve o coeficiente de partição?

O coeficiente de partição de um fármaco é a medida de sua distribuição em um sistema de fase lipofílica/hidrofílica, e indica sua capacidade de penetrar sistemas biológicos multifásicos.
Em cache

Quanto maior logP?

Esse valor de logP pode variar de -3 a 7, no entanto, o valor ideal para fármacos fica entre 2 a 5, isso porque valores abaixo desse limite dificultam a permeação pela membrana plasmática, enquanto que fármaco com logP maior que 5 podem ficar retidos na membrana, devido a sua alta lipossolubilidade.

O que é um fármaco ionizado?

A forma não ionizada é habitualmente solúvel em lipídio (lipofílica) e difunde-se imediatamente através de membranas celulares. A forma ionizada tem baixa lipossolubilidade (mas alta solubilidade aquosa — isto é, hidrofílica) e alta resistência elétrica e, por isso, não pode penetrar facilmente na membrana celular.

O que o valor de log P nos informa sobre um fármaco?

O log P é um parâmetro que define a medida de absorção de fármacos através das membranas celulares; quanto menor o log P, melhor será a absorção do fármaco por meio da bicamada lipídica das membranas.

Qual o valor de um log?

Veja: O logaritmo do número 1, em qualquer base sempre, será igual a 0.

Quando o log é igual a 0?

O logaritmo de qualquer base, cujo logaritmando seja igual a 1, o resultado será igual a 0, ou seja, loga 1 = 0. Por exemplo, log9 1 = 0, pois 90 =1.

O que acontece se marcar partição como ativa?

Como resultado, você deve definir uma partição como ativa no Windows 10/11 para carregar o sistema operacional apropriado quando o computador inicializa. Somente altere a partição ativa se um sistema operacional estiver instalado; caso contrário, seu computador deixará de funcionar.

Quanto maior log P mais Lipofilico?

Quanto menor o log P o fármaco será mais lipofílico e quanto maior o log P, mais hidrofílico.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Qual a diferença de pH e pKa?

pH = pKa + log [A-] / [HA]

Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa. Neste caso, log ([A-] / [HA]) = 0, e [A-] / [HA] = 1. Em palavras, isso significa que quando o pH é igual ao pKa do ácido, as quantidades de moléculas protonadas e desprotonadas são iguais.

O que e o pKa do fármaco?

pKa é o pH em que as concentrações das formas ionizadas e não ionizadas são iguais. Quando o pH é mais baixo que o pKa, predomina a forma não ionizada de um ácido fraco; porém, no caso de uma base fraca, é a forma ionizada que predomina.

Quanto maior log P?

Esse valor de logP pode variar de -3 a 7, no entanto, o valor ideal para fármacos fica entre 2 a 5, isso porque valores abaixo desse limite dificultam a permeação pela membrana plasmática, enquanto que fármaco com logP maior que 5 podem ficar retidos na membrana, devido a sua alta lipossolubilidade.

Quanto maior for o coeficiente de partição?

O coeficiente de partição será maior quanto menor for a polaridade da substância. Quanto maior essa relação, com maior facilidade a substância passa através das membranas celulares.

Como funciona o log?

Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.

O que é fazer um log?

O que é Log

Log é a abreviação do termo logarítmico, que é o cálculo empregado na curva de gama neste perfil, o que possibilita que um maior alcance dinâmico seja escrito no arquivo final.