julho 25, 2024

O que leva uma pessoa a ter epilepsia?

A epilepsia apresenta diferentes causas, as quais incluem doenças genéticas, tumores no cérebro, traumas no crânio, falta de oxigenação durante o parto, AVC, meningite e encefalite herpética. Ela pode afetar pessoas de todas as idades.
Em cache

Quais os 3 tipos de epilepsia?

Crises atônicas: Esse tipo de crise provoca a perda de controle muscular, podendo levar à quedas repentinas; Crises tônicas: Causa rigidez muscular e geralmente afetam os músculos dos braços, pernas e costas. Também podem ocasionar quedas; Crises clônicas: São responsáveis por causar movimentos rítmicos ou repetitivos.

Como identificar uma pessoa com epilepsia?

A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como “ataque epiléptico”. Nesse tipo de crise a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar.
Em cache

O que a epilepsia pode causar no cérebro?

A epilepsia é mais um sintoma do que a causa da disfunção cerebral e sua característica mais comum é a convulsão. As crises epilépticas podem causar alterações no cérebro, bem como alterações cognitivas e neuropsicológicas. As funções cognitivas mais afetadas pela epilepsia incluem memória, aprendizagem e linguagem.

O que uma pessoa com epilepsia não pode fazer?

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

O que uma pessoa precisa fazer para se curar da epilepsia?

Não há cura para epilepsia. Por isso, o objetivo do tratamento é evitar a ocorrência de crises. Para tal, é importante reconhecer a condição e saber que, com a medicação adequada, 70% das pessoas terão vida normal.

Qual exame fazer para saber se tem epilepsia?

Os exames iniciais que devem ser realizados em um paciente com suspeita de epilepsia incluem um exame de imagem e um eletroencefalograma. A princípio, o único exame de imagem com resolução boa suficiente para se encontrar pequenos defeitos no cérebro é a ressonância magnética de encéfalo.

Qual é a diferença entre convulsão e epilepsia?

3. Toda convulsão é epilepsia – MITO. A crise convulsiva é uma crise epiléptica na qual existe abalo motor. Para considerar que uma pessoa tem epilepsia ela deverá ter repetição de suas crises epilépticas, portanto a pessoa poderá ter uma crise epiléptica (convulsiva ou não) e não ter o diagnóstico de epilepsia.

O que a pessoa sente antes de ter uma crise de epilepsia?

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.

Qual o exame para saber se tem epilepsia?

Exames complementares são importantes para auxiliar no diagnóstico, como o eletroencefalograma, a tomografia de crânio e a ressonância magnética do cérebro. O diagnóstico apropriado da epilepsia e do tipo de crise apresentado pelo paciente permite a escolha do tratamento adequado.

Quem tem epilepsia sente?

Pode iniciar com sintomas focais, que evoluem para sintomas generalizados. Alguns sintomas como a confusão mental, dor de cabeça, indisposição podem permanecer por algum tempo após o fim da convulsão generalizada.

O que não pode comer quando tem epilepsia?

De acordo com Thaísa Albanesi, clínica geral especializada em medicina personalizada e Fundadora do Instituto Human, açúcares (sejam eles puros, em doces, em carboidratos, fermentáveis e alimentos ricos em amido), álcool e cafeína podem estimular as crises e, por isso, seu consumo deve ser moderado.

O que a pessoa com epilepsia não pode fazer?

Ao contrário do que muitos imaginam, como se propaga na sabedoria popular, não se deve colocar objetos na boca: nada de panos e colheres e muito menos a própria mão. A mandíbula é muito forte, explica o especialista, então uma atitude como essa pode machucar quem tenta ajudar ou quebrar o dente da pessoa.

Quem sofre de epilepsia têm direito a algum benefício?

Foi apresentado no Senado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) o PL 2.472/2022, que inclui o lúpus e a epilepsia na lista de doenças dispensadas do prazo de carência para concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade, concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Qual Exame de sangue detecta epilepsia?

Os exames laboratoriais de sangue devem ser seguidos pelo EEG (eletroencefalograma), que é um exame eletrofisiológico. Portanto, o EEG vai analisar a função elétrica cortical cerebral e poderá detectar e localizar a área com atividade anormal capaz de provocar as crises convulsivas.

É possível ter epilepsia e não saber?

Essas crises podem aparecer espontaneamente, sem uma razão específica, como traumatismo craniano ou infecções que afetam o cérebro. Muitas vezes não se sabe porque o indivíduo começou a apresentar a doença, ou de onde ela surgiu.

O que uma pessoa que tem epilepsia não pode fazer?

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

Como é o laudo de quem tem epilepsia?

Laudo: informar história clínica referindo o(s) tipo(s) de crise(s), freqüência de crises, medicações já utilizadas, presença de doença psiquiátrica associada, desenvolvimento cognitivo. Informar tratamentos anteriores realizados (se foi realizada cirurgia anteriormente ou tratamentos alternativos).