abril 17, 2024

Quem são os Arturos?

Eles também formam o grupo artístico Arturos Filhos de Zambi (deus dos negros da nação banto) que trabalha percussão, dança afro e teatro em torno da história dos negros. Considerado um dos mais originais do Brasil, constitui grande e importante patrimônio histórico e cultural de Contagem.
Em cache

Qual é a origem da Comunidade dos Arturos?

A comunidade de Arturos originou-se da união do casal Arthur Camilo Silvério, filho de pai escravo, e Carmelinda Maria da Silva, o casal morou na Fazenda dos Macucos, em Esmeralda/MG e tiveram onze filhos e em 1940 se mudam para a propriedade em Domingos Pereira.

Quem vive na comunidade dos Arturos?

São negros, descendentes de escravos, que moram em um local chamado "Domingos Pereira", próximo ao Centro de Contagem. A comunidade conta atualmente com 600 habitantes.

Qual é a religião da Comunidade dos Arturos?

Em sua 6ª geração, a Comunidade dos Arturos é a mais tradicional comunidade quilombola do município. Sua nova geração, vem trazendo de seus ancestrais várias manifestações culturais e religiosas como o candomblé, congado, batuque, a Festa do João do Mato e a Folia de Reis.

Quando foi fundada a comunidade dos Arturos?

1940

A HISTÓRIA

A Comunidade Negra dos Arturos foi fundada na década de 1940 pelo casal Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva.

Quais são as principais atividades realizadas na comunidade dos Arturos?

A comunidade é responsável pela manutenção de diversos bens culturais como a Festa do João do Mato, a Festa da Abolição, o conhecimento sobre as plantas, a Folia de Reis, o Congado, as Guardas de Congo e Moçambique e a sua cozinha tradicional.

Quantos anos tem a comunidade dos Arturos?

A Comunidade Negra dos Arturos foi fundada na década de 1940 pelo casal Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva.

Qual é a padroeira da Festa do Congado?

Nossa Senhora do Rosario. A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, o Congado se tornou também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia.

Como é a estrutura da Comunidade dos Arturos?

A comunidade dos Arturos é formada por 45 famílias, totalizando aproximadamente 450 pessoas, que vivem em propriedade coletiva. A comunidade é representada juridicamente pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Contagem, fundada em 1972. Os moradores trabalham em Contagem e em Belo Horizonte.

Por que o Congado foi criado?

No Brasil, a Congada é hoje uma festa religiosa popular praticada do Ceará ao Rio Grande do Sul, assumindo características regionais. A dança dos congos foi trazida pelos escravos negros e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro do negro, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos.

O que quer dizer a palavra congado?

“O Congado vem do termo congo, que significa congar, dançar. É uma memória que vem com os escravizados do antigo Reino do Congo, na África Central, com a essência de festejar algum momento.

Qual a religião do Congado?

Surgiu no continente africano e sofreu influências católicas no Brasil. A congada é uma expressão cultural e religiosa afro-brasileira que mistura dança, canto, teatro e espiritualidade de matrizes africana e cristã, especificamente católica.

Quais são os santos do congado?

Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros. A congada é celebrada de norte a sul do Brasil.

Quem é o rei do Congado?

O filho seguiu como Rei do Congado, assumindo a posição que pertencia ao pai. Chico Rei é celebrado até hoje em festas populares que têm canto, dança, procissão e até coroação dos reis do Congo. Vem daí o nome dessa festividade: Congada, Congado ou simplesmente Congo.

Qual é a religião do Congado?

A congada é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.

Quais são os santos do Congado?

Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros. A congada é celebrada de norte a sul do Brasil.