fevereiro 25, 2024

Como foi a história de Santa Catarina?

O início da história de Santa Catarina

Foi em 1526, que Santa Catarina foi descoberta pelos europeus, quando Sebastião Caboto avistou a chamada Ilha dos Patos. Essa Ilha dos Patos ganhou o nome então de Santa Catarina, e atualmente essa ilha é conhecida como Ilha da Magia, a cidade de Florianópolis.
Em cache

Qual é a origem do nome de Santa Catarina?

Sobre a motivação do nome há duas possibilidades: nomeada em homenagem à santa cristã Catarina de Alexandria ou por causa de sua esposa, Catarina Medrano. Em 1534, D. João III doou as terras continentais de Santa Catarina para Pero Lopes de Sousa, mas as terras permaneceram desabitadas.
Em cache

Quem fundou o estado de Santa Catarina?

Por volta de 1675, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho, com sua família e agregados, iniciou a povoação da ilha com a fundação do povoado Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis). Desterro pertencia à vila de Laguna e desempenhava importante papel político na região.

Quando foi criado o estado de Santa Catarina?

O território foi concedido a Pero Lopes de Sousa em 1534. Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, na ilha de Santa Catarina, começou a ser criada por Francisco Dias Velho, em 1675. A capitania foi emancipada de São Paulo em 1739.

Qual é a curiosidade do Estado de Santa Catarina?

1 – “Baía dos perdidos”

A expedição de Juan Dias Solis, foi o primeiro grupo de navegação importante que chegou ao território catarinense. O navegador nomeou às águas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente como “Baía dos perdidos” pelo naufrágio de uma embarcação no local.

Qual a lenda mais famosa de Santa Catarina?

Os fantasmas de Anhatomirim

Diz a lenda que até hoje, quem perambula pelas fortificações da ilha depois do entardecer, consegue ver e ouvir os gritos dos fantasmas que foram mortos na terra do diabo.

Qual é a cultura do Estado de Santa Catarina?

Os casarões portugueses do Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel no Vale do Itajaí e no Norte do Estado e as tradições italianas ainda fortes no Oeste são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense, hoje enriquecida com a soma de novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para …

Qual foi o primeiro município criado em Santa Catarina?

São Francisco do Sul, conforme sua história assinala, é a primeira povoação de Santa Catarina, e sua fundação ocorreu em 1847, onde o “pelourinho” do povoado foi erguido em 1649.

Quais são os costumes do Estado de Santa Catarina?

Outra frente de divulgação da cultura catarinense são eventos consagrados no Estado, como o Circuito das Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau; o Festival de Dança de Joinville; a Festa do Pinhão, em Lages; e a festa do Divino Espírito Santo, uma tradição secular transmitida pelos açorianos e hoje …

Quais os costumes dos catarinenses?

O povo é animado, alegre e sabe festejar como todo brasileiro. São celebrações religiosas, datas comemorativas, festejos e homenagens aos colonos. Tudo isso com muita dança, bebida e comidas típicas.

Qual é a curiosidade de Santa Catarina?

Confira 5 curiosidades sobre Santa Catarina

  • 1 – “Baía dos perdidos” A expedição de Juan Dias Solis, foi o primeiro grupo de navegação importante que chegou ao território catarinense. …
  • 2 – “Porto dos Patos” …
  • 3 – Primeiros municípios do estado. …
  • 4 – Festas tradicionais e eventos. …
  • 5 – Praias de Santa Catarina.

Qual é o folclore de Santa Catarina?

Informações nessa seção:

  • O Boi de Mamão – Brincadeiras de Boi.
  • Franklin Cascaes – Mito e Magia.
  • Grupos Folclóricos.
  • Dança do Pau de Fitas.
  • Brincadeiras de Boi Proibidas.
  • Festas do Divino Espírito Santo.

Qual é a comida tradicional de Santa Catarina?

Os pratos da cozinha catarinense estão presentes em quase todas as regiões do estado, como a sopa agnolini, lasanha, batata com pão, maionese e salame, tortéi, polenta, radici, pão caseiro, salame, queijo colonial, frango a passarinho, galinha caipira ao molho, codornas, sagu, etc.

Qual a música típica de Santa Catarina?

Em Santa Catarina há o “Tramadinho”, “Trenzinho”, “Zigue-Zague”, “Zigue-Zague a dois”, “Feiticeira” e “Rede de Pescador”. Vilão (SC) – desenvolvida por um grupo com 31 componentes, denominados batedores, balizadores, músicos e Mestre, a dança consta de batidas de longos bastões, com variados movimentos e ritmos.

Qual é a cidade mais antiga do estado de Santa Catarina?

São Francisco do Sul

São Francisco do Sul, conforme sua história assinala, é a primeira povoação de Santa Catarina, e sua fundação ocorreu em 1847, onde o “pelourinho” do povoado foi erguido em 1649. Sua igreja Matriz, Nossa Senhora da Graça, data de 1650, e em 1658, a ainda pequena comunidade foi elevada à categoria de vila.

Quantas anos tem Santa Catarina?

O Estado começou a ser realmente povoado em 1637, com a chegada dos bandeirantes, que iniciaram a ocupação da futura capital, Nossa Senhora do Desterro, mais tarde nomeada de Florianópolis. Em 1660, foi fundada a vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul.

Qual é o prato típico do Estado de Santa Catarina?

Comidas típicas do litoral catarinense

  • Tainha. A tainha é um peixe tradicional na mesa dos catarinenses. …
  • Pirão de Peixe. O pirão é um prato comum no Brasil inteiro, mas o pirão de peixe é uma comida típica do litoral de Santa Catarina. …
  • Pastel de Berbigão. …
  • Ostra. …
  • Polenta. …
  • Cavaquinho. …
  • Cuca. …
  • Joelho de Porco.

Qual é o prato típico da região de Santa Catarina?

Polenta

4. Polenta no fio. Essa é, talvez, a principal comida típica de Santa Catarina. É difícil encontrar algum catarinense que nunca tenha experimentado essa iguaria.