fevereiro 29, 2024

Qual é a história da Capitu?

Capitu é uma mulher pobre encerrada na história de um homem que, embora tenha perdido grande parte de sua riqueza, não renuncia ao controle de suas memórias, como o amante possessivo que foi na juventude. De fato, o amor adolescente de Bento e Capitu não supera o teste de ciúme.

Por que Capitu traiu?

Também Capitu pode estar sentindo ciúmes de Escobar. Afinal Bentinho parece transferir para ele o que sente por Capitu, pois está sofrendo com a hipótese — espicaçada por João Dias — de que Capitu se envolva com outro homem enquanto está no seminário.

Qual a história de Capitu e Bentinho?

História de Capitu e Bentinho

Desde pequeno, Bento Santiago gostava da sua vizinha, Maria Capitolina Santiago, mais conhecida como Capitu. Ambos se casam e supostamente vivem felizes, mas as desconfianças vão se tornando mais fortes com o desenvolvimento da trama.
Em cache

O quê Capitu fazia da vida?

Amiga de Santiago desde a infância, Capitu é descrita, ao longo de todo o romance, como uma mulher inteligente e alegre, apaixonada e determinada. Logo no início do namoro, podemos ver como a menina fazia planos para tentar livrar Bentinho do seminário, chegando a propor mentiras e até chantagem.

Por que Capitu não traiu?

Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

Quem era apaixonado por Capitu?

Bentinho

A falta de simpatia pelo pai se estende também para a filha, que, segundo José Dias, tem olhos “de cigana oblíqua e dissimulada”. Mas Bentinho se apaixona por Capitu, como previa o agregado.

Por que Capitu é inocente?

Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

Qual a defesa de Capitu?

A defesa de Capitu

Capitu, apesar de se mostrar muito esperta e astuta, jamais deu indícios reais de que estaria com Escobar. Os acontecimentos que pautaram as desconfianças de Bentinho são ambíguos e, por isso, não há como defender nem Capitu nem Bentinho.

Qual foi a atitude de Capitu no velório de Escobar?

Resposta verificada por especialistas. No livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, quando Escobar morre, Capitu fica muito estranha aos olhos de Bentinho, num dado momento, o narrador diz “que notou que a mulher estava com os olhos fixos no cadáver de Escobar, como se fosse uma viúva, sem choro e lamentações”.

Quem traiu Capitu ou Bentinho?

Em seu recém-lançado “Código Machado de Assis: Migalhas jurídicas”, Matos aponta uma “prova cabal” que não teria sido levada em consideração pelos estudiosos. Trata-se de uma suposta “senha” jurídica que Machado de Assis deixou em um capítulo de “Dom Casmurro”, trazendo a confirmação tácita de que, sim, Capitu traiu.

Quem era o amante de Capitu?

Sendo verdadeira a suposição, fica encerrada a questão do adultério. O amante de Capitu era o próprio Machado.

Qual o motivo de Bentinho sentir tanto ciúmes de Capitu?

José Dias, em uma de suas visitas ao seminário, é interrogado por Bentinho a respeito de Capitu e responde que ela está alegre como de costume, adicionando que ela ainda conseguiria arranjar um dos rapazes da vizinhança para casamento. Nesse momento o vago sentimento de suspeita transforma-se em ciúme definitivo.

Quem era o filho de Capitu?

Depois de alguns anos, Capitu finalmente tem um filho, e o casal pode retribuir a homenagem que Escobar e Sancha lhe haviam prestado: o filho é batizado com o nome de Ezequiel.