abril 19, 2024

Que história é contada na obra Odisseia?

A Odisseia conta a viagem de Ulisses, de barco, para casa, depois de dez anos longe do filho Telêmaco e da esposa Penélope.
Em cache

Qual a história de Odisseu?

Foi um dos elementos mais atuantes no cerco de Troia, no qual se destacou principalmente por sua prudência e astúcia. Durante a Guerra de Troia, os gregos venceram muitas batalhas a conselho de Odisseu, sendo este mesmo um grande guerreiro, apesar de sua baixa estatura (algumas lendas diziam mesmo que era anão).

O que a odisseia narra?

Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia.

O que contam os poemas Odisseia?

A história narrada nesse poema se passa logo após o término da Guerra de Troia, encerrada com a derrota troiana. A Odisseia narra a saga de 10 anos do retorno de Odisseu para sua terra natal, a ilha de Ítaca. Importante mencionar que Odisseu, personagem central na Odisseia, também aparece na Ilíada.
Em cache

O que conta a Ilíada e a Odisseia?

Enquanto Ilíada retrata fatos relacionados diretamente com o conflito e suas consequências trágicas para a história da Grécia. Enquanto isso, Odisséia relata o retorno de Odisseu, o herói de guerra, para casa e seus desafios para conseguir o retorno, após o fim da Guerra de Tróia.

Qual o objetivo da Odisseia?

A Odisseia é um poema épico, ou seja, uma composição poética que narra a história de um povo, valorizando os seus feitos. Os textos deste gênero literário eram criados com o intuito de serem recitados e transmitidos através da oralidade, conquistando a atenção e despertando as emoções dos ouvintes.

Por que Odisseu chora?

Como já dissemos, segundo as afirmações de Halliwell,25 o herói queria reviver as emoções sentidas no primeiro canto e desejava se expor a elas. De Jong26 crê que o canto deixa claro para Odisseu o contraste entre os sucessos heroicos vividos e sua miséria nos dez anos que se seguiram. Isso justificaria as lágrimas.

Qual é o tema central da Odisseia?

A Odisseia pode ser classificada como um romance em verso sobre a luta apaixonada de Odisseu (ou Ulisses, na tradição latina) para retornar à casa depois da Guerra de Troia, e retomar o convívio da esposa e do filho.

Qual é a mensagem principal da Odisseia?

Odisseia é uma epopeia incrível, em poemas hexâmetros separados em livros (ou cantos), mostrando o quanto o Amor verdadeiro pode fazer com que uma pessoa se torne um verdadeiro herói, enfrentando tudo (inclusive Hades), para voltar aos braços de sua família e de seu povo.

Qual história é contada na Ilíada?

A Ilíada é um poema épico que narra determinados eventos ocorridos com o herói Aquiles e em torno dele durante a Guerra de Troia. Basicamente, o tema central da história é a ira desordenada de Aquiles e as consequências de sua cólera, inclusive para ele próprio.

Qual a importância da Odisseia?

A Odisséia, em relação à Ilíada, representa uma posteridade histórica. Isso se faz perceptível na organização social da cidade de Ulisses, nos seus modos, na sua polidez, nos costumes e nas tradições.

O que o livro Odisseia ensina?

A Odisseia é um poema épico antigo, mas ainda pode ensinar lições valiosas para os leitores modernos. Algumas das lições que se pode extrair da Odisseia incluem: A importância da perseverança: Ulisses enfrenta muitos desafios e obstáculos em sua jornada de volta para casa, mas ele nunca desiste e continua lutando.

O que é o mito de Ulisses?

O mito referido por Pessoa, explicitado no título do poema, corresponde à teoria inverídica de que Ulisses teria fundado o que viria a ser a cidade de Lisboa em meio a seu caminho de retorno a Ítaca após a guerra de Troia – o que constitui a odisseia propriamente dita.

Qual livro conta a história de Ulisses?

Sobre o Livro

A Odisseia conta a viagem de Ulisses, de barco, para casa, depois de dez anos longe do filho Telêmaco e da esposa Penélope.

Onde se passa a história de Odisseia?

Odisseia
Início da Odisseia no seu idioma original
Autor(es) Homero
Idioma Grego homérico
País Grécia Antiga

O que conta a Ilíada e A Odisséia?

Enquanto Ilíada retrata fatos relacionados diretamente com o conflito e suas consequências trágicas para a história da Grécia. Enquanto isso, Odisséia relata o retorno de Odisseu, o herói de guerra, para casa e seus desafios para conseguir o retorno, após o fim da Guerra de Tróia.

O que vem primeiro Ilíada ou Odisseia?

I. Contudo, se você procura ler respeitando a cronologia da mitologia à qual pertencem essas duas histórias clássicas, comece pela Ilíada, história que aconteceu antes dos eventos cantados na Odisseia.

O que aconteceu com Odisseu?

Zeus ordenou a Calipso que deixasse Odisseu retornar. Numa humilde jangada, enfrentando as tempestades provocadas pela ira de Posídon, ele chegou quase morto a outra ilha encantada chamada Esquéria, onde seus habitantes feácios, eram evoluídos e se comunicavam diretamente com os deuses.