abril 14, 2024

Qual a função da célula Pinacócitos?

Parede do corpo nas esponjas = pinacoderme. Pinacócitos são células sem membrana basal que permite contração e distensão no tamanho da esponja; Porócitos ocorrem entre os pinacócitos e são células perfuradas que se estendem da superfície externa ao átrio.

Qual é a função dos coanócitos e dos Pinacócitos?

A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos. Os coanócitos movimentam seu flagelo e garantem o fluxo de água no interior do corpo do animal.
Em cache

O que significa Pinacócitos?

PINACÓCITOS – células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme.
Em cache

O que é um Coanócito e qual a sua função?

Os coanócitos têm relação direta com a nutrição das esponjas. Eles são responsáveis por capturar todos os alimentos e o fazem por meio de pinocitose ou fagocitose. Portanto, os coanócitos são células específicas dos poríferos, sua função é a obtenção de alimento.

Por que os poríferos recebem esse nome?

Poríferos (Filo Porifera) são invertebrados que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Como o nome do filo indica, eles apresentam um corpo repleto de poros, por onde a água entra no corpo do animal.

Por que os poríferos são considerados os animais mais primitivos do planeta?

Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia.

Qual é o principal papel dos coanócitos?

Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.

Que células são responsáveis por gerar o fluxo de água?

c) – Coanócitos – geram o fluxo de água que irá carrear o alimento e oxigênio, por meio de batimentos de seus flagelos. Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos.

Quais as células dos poríferos e suas funções?

Apesar de não possuírem tecidos, os poríferos apresentam células especializadas que atuam para garantir o perfeito funcionamento do corpo. As células responsáveis por revestir o animal são os pinacócitos, que possuem formato achatado e estão bastante unidos entre si.

Como a esponja se alimenta?

A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias. A outra parte é digerida pelos amebócitos, sendo posteriormente distribuída a todas as células.

Como funciona a fagocitose e Pinocitose?

Pinocitose é o processo de ingestão de pequenas partículas líquidas através da membrana plasmática, com a ajuda da formação de vesículas; A fagocitose é o processo de ingestão de partículas sólidas através da membrana plasmática, com a ajuda de lisossomos e fagossomos, que liberam enzimas para quebrar as partículas …

Qual é o tipo de respiração dos poríferos?

Respiração e Alimentação

Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

Qual é o tipo de reprodução dos poríferos?

Os poríferos reproduzem-se tanto assexuadamente como sexuadamente. A reprodução assexuada pode ocorrer de diferentes formas, podendo ser observada, por exemplo, quando pequenos fragmentos das esponjas são quebrados e dão origem a um novo indivíduo por regeneração.

Qual é a célula típica dos poríferos?

Apesar de não possuírem tecidos, os poríferos apresentam células especializadas que atuam para garantir o perfeito funcionamento do corpo. As células responsáveis por revestir o animal são os pinacócitos, que possuem formato achatado e estão bastante unidos entre si.

Como são os coanócitos?

Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.

Como se chama o processo de entrada de água na célula?

Osmose é o processo em que a água move-se, sem gasto de energia pela célula, do meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana seletivamente permeável. Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.

Como a célula absorve a água?

Apoplasto: A água passa margeando o protoplasto, via parede celular. Simplasto: Nesse caso, a água passa de protoplasto a protoplasto por meio dos plasmodesmos. Transcelular: Nesse caminho, a água passa de célula a célula através das membranas celulares.

Qual a função dos porócitos nos poríferos?

Nutrição. Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.