abril 19, 2024

Qual é a função do retículo endoplasmático liso e rugoso?

Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, ambos possuem formas e funções distintas. O rugoso possui ribossomos nas suas paredes externas e é responsável pela síntese de proteínas, enquanto o liso pela produção de lipídios.
Em cacheSemelhantes

Não é uma função do retículo endoplasmático?

O retículo endoplasmático liso carece de ribossomos e funciona na síntese lipídica , mas não no metabolismo , na produção de hormônios esteroides e na desintoxicação.

O que é retículo endoplasmático rugoso?

Retículo endoplasmático rugoso, uma das principais organelas membranosas da célula eucarionte, é formado por um conjunto de canais e tubos que se comunicam diretamente com a membrana nuclear.

Qual é a diferença entre ribossomos e retículo endoplasmático rugoso?

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.

Qual é a função do aparelho de Golgi?

Funções. As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo.

Qual é a função do ribossomo?

Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.

Quais são as funções do retículo endoplasmático liso?

O retículo endoplasmático liso não tem ribossomos na membrana externa, então, tem menores relações com a síntese proteica. Sua função varia conforme o tecido e estímulos observados no meio. Eles participam, por exemplo, da construção de hormônios esteróides, que surgem a partir de moléculas de colesterol.

É função do retículo endoplasmático Brainly?

Aprovada pela comunidade. O retículo endoplasmático ( tanto o liso quanto o granuloso) tem função de distribuir substancias para todas as regiões da célula , tanto por tubos quanto por membranas que impedem que as substancias se misturem no citoplasma.

O que é o retículo endoplasmático liso?

Nas células musculares estriadas, o retículo endoplasmático liso recebe o nome de retículo sarcoplasmático e toma parte no processo de contração muscular. Esta forma especializada do retículo é capaz de acumular e liberar íons cálcio, o que regula a contração muscular.

Qual é a função dos lisossomos?

Lisossomo é uma organela celular encontrada apenas em células eucarióticas que atua na digestão intracelular, garantindo a degradação de materiais capturados pela célula, bem como a reciclagem de alguns componentes celulares (autofagia).

Qual é a função do retículo endoplasmático liso Brainly?

A função do Retículo Endoplasmático Liso (REL) faz parte da produção de moléculas denominadas lipídios, ou mais especificamente, de fosfolipídeos, que são responsáveis por compor a membrana das células.

Qual a principal função do retículo endoplasmático rugoso Brainly?

O Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

Esses ribossomos são responsáveis por sintetizar proteínas que estão sendo depositadas no interior das células. A separação é importante para que as proteínas possam ser utilizadas posteriormente.

Qual é a função do ribossomo na célula?

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

Qual é a função de retículo liso?

Além de esteroides, o retículo endoplasmático liso relaciona-se com a síntese de outros tipos de lipídios, como os fosfolipídios, utilizados em todas as membranas celulares.

Qual é a função do retículo endoplasmático rugoso Brainly?

O Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

Esses ribossomos são responsáveis por sintetizar proteínas que estão sendo depositadas no interior das células. A separação é importante para que as proteínas possam ser utilizadas posteriormente.

Qual a função do retículo endoplasmático rugoso e do Complexo de Golgi?

Também conhecida como aparelho de Golgi ou complexo golgiense, é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.

Qual é a função das mitocôndrias?

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.

Qual é a estrutura do retículo endoplasmático rugoso?

Retículo endoplasmático rugoso (RER): é formado por sistemas de túbulos achatados e ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. Tem como função segregar do citosol proteínas destinadas à exportação, ou para uso intracelular em organelas como os lisossomos, por exemplo.