julho 25, 2024

Qual a função do periodonto de sustentação?

Periodonto de proteção

Sua principal função é a proteção da articulação alvéolo-dentinária (ligamento e osso) dos traumas da mastigação e também da invasão microbiana, pois ela isola o tecido subjacente das bactérias suas toxinas.
Em cache

O que é periodonto dos dentes?

O que é periodontite e como ela pode causar a perda de dentes? Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.

Onde é o periodonto?

O periodonto é o conjunto dos tecidos que revestem e envolvem o dente.
Em cache

Quais são as partes do periodonto?

O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.
Em cache

Qual é a origem do periodonto?

É um tecido intensamente fibrilar e celular. Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário.

São funções relativas ao tecido periodontal?

Os tecidos periodontais têm a função de manter o dente no tecido ósseo, suportar as forças geradas pela mastigação e de defesa contra as influências ambientais externas nocivas, presentes na cavidade bucal, e são compostos pela gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar.

Qual a classificação do periodonto?

A periodontite foi classificada em crônica e agressiva localizada ou generalizada, doença periodontal necrosante e doença periodontal como manifestação de doenças sistêmicas.

O que significa periodontal?

A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva.

Qual tecido forma o periodonto?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

Quais os objetivos do tratamento periodontal?

Os principais objetivos da terapia periodontal são redução da inflamação, por meio da remoção dos microrganismos presen- tes subgengivalmente contidos no cálculo, cemento e dentina contaminada, ganho de inserção clínica, além da manutenção dos níveis de inserção estáveis ao longo do tempo7.

Quais as características básicas de uma periodontite?

As características clínicas primárias de periodontite incluem perda de inserção clínica (CAL), perda do osso alveolar (BL), formação de bolsas periodontais e inflamação gengiva!.

Qual a bactéria da periodontite?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

O que é uma limpeza periodontal?

A limpeza profunda periodontal, também conhecida como raspagem gengival é um procedimento indicado para a recuperação de gengivas infeccionadas com tártaro e doença periodontal.

Quais são as etapas do tratamento periodontal?

Dessa forma, o tratamento periodontal se acontece de duas a três etapas:

  • Terapia Básica Periodontal (Raspagem): …
  • Terapia Cirúrgica: …
  • Terapia Periodontal de Suporte:

Qual o conceito de periodontite?

A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento.

Quem tem periodontite tem que extrair os dentes?

Infecções, cáries, inflamações e periodontite

Nessas situações, a extração do dente é necessária.

Quanto tempo leva para um dente com periodontite cair?

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

Qual a periodontite mais grave?

Periodontite crônica

Este tipo é causado pelo acúmulo de placa e envolve uma deterioração lenta . Pode melhorar e piorar com o tempo, mas causa destruição nas gengivas e ossos e perda de dentes se não for tratada .