fevereiro 28, 2024

Qual a função da Cepe?

52 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. O Código de Ética Profissional é o instrumento legal que dispõe sobre os princípios, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades referentes à conduta ética que devem ser seguidos pelos profissionais no exercício de seu trabalho.

Quais são os princípios fundamentais do CEPE?

Entre os princípios fundamentais do CEPE, o cuidado de enfermagem fundamenta-se nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, da família e da coletividade.

Quais as penalidades do CEPE?

I – Advertência verbal. II – Multa. III – Censura. IV – Suspensão do exercício profissional.

Quem elabora o CEPE?

Quem faz parte do Cepe? O Cepe é formado por representantes dos docentes, dos técnicos administrativos e dos estudantes, além dos pró-reitores de Ensino (presidente), de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão e Relações Externas e pelos respectivos diretores sistêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Como está organizado o CEPE?

O CEPE está organizado por assuntos e inclui princípios fundamentais, que representam os valores essenciais da profissão, e normas específicas, que regulam as condutas dos profissionais de enfermagem nas diversas situações do seu trabalho.

O que é Resolução CEPE?

Resolução CEPE 0038/2022 – Dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades de ensino-aprendizagem e de extensão nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UnB durante a pandemia do Covid-19, no âmbito do Plano Geral de Retomada das Atividades da Universidade de Brasília.

O que são agravantes e quais são segundo Cepe?

São consideradas circunstâncias agravantes: ser reincidente; causar danos irreparáveis; facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outra infração; realizar atos sob emprego real de força física.

Qual a necessidade de um Comitê de Ética?

Um Comitê de Ética em Pesquisa é um passo fundamental para uma faculdade ou universidade adotar padrões que tornem os trabalhos acadêmicos mais relevantes para a sociedade. Isso é essencial para a instituição ser mais reconhecida pelos alunos e demais segmentos do público-alvo.

Quais os artigos do CEPE?

O novo CEPE tem 119 artigos e cinco capítulos que esclarecem com mais facilidade as normas da profissão. Entre os destaques das mudanças observamos o artigo 35 que fala sobre o carimbo em documentos, conforme o item o uso do mesmo se tornou facultativo revogando o artigo 5º da Resolução Cofen 545/2017.

Quais os tipos de infrações existentes no CEPE?

I – Advertência verbal; II – Multa; III – Censura; IV – Suspensão do exercício profissional; V – Cassação do direito ao exercício profissional.

O que são atenuantes segundo Cepe?

89 – São consideradas circunstâncias atenuantes: I – Ter o infrator procurado, logo após a infração, por sua espontânea vontade e com eficiência, evitar ou minorar as conseqüências do seu ato. II – Ter bons antecedentes profissionais. III – Realizar atos sob coação e/ou intimidação.

Que tipo de pesquisa deve passar pelo Comitê de ética?

Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), inclusive os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.

Qual o objetivo do Comitê de ética e conduta?

3.9.2- O Comitê de Conduta e Ética será acionado para dirimir ou direcionar quaisquer dúvidas sobre as regras do Código de Ética Profissional e às demais políticas/procedimentos da Pague Menos.

Quais são as penalidades impostas pelo Conselho?

18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes: advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional.

Quais são as 4 infrações?

Segundo a legislação brasileira de trânsito, há quatro tipos de infrações: leves, médias, graves e gravíssimas. Cada categoria de infração tem um valor e um desconto de pontuação na Carteira de Habilitação (CNH) específicos. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

Qual a importância de um Comitê de Ética?

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvol- vimento social da comunidade.

Quais projetos devem ser submetidos ao CEP?

Nos termos da Resolução n. 466/12, todo e qualquer projeto de pesquisa relativo a seres humanos (direta ou indiretamente) deve ser submetido à apreciação de um CEP. Vale ressaltar que incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.

Quais as atribuições do Comitê de ética possui?

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvol- vimento social da comunidade.