julho 21, 2024

Qual a função do caster?

O caster nada mais é do que o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro em relação ao plano vertical visto de lado. Ele é fundamental para a estabilidade do carro, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.
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Qual a diferença de cambagem e caster?

A cambagem nada mais é do que a inclinação da roda de um carro em relação ao seu plano horizontal, sendo responsável por manter os pneus “retos”. E, por último, o caster é a disposição do ângulo do eixo vertical da suspensão da roda de um carro medido na direção longitudinal.

Qual o valor do serviço de caster?

Em média, este serviço custa entre R$260 e R$550 – ou seja, cerca de R$100 por roda.
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É necessário fazer cambagem e caster?

Determinados cuidados no cotidiano dispensam a cambagem

Porém, é importante ressaltar que, quando não há um real impacto na suspensão, o serviço de cambagem pode ser dispensado. Dessa forma, o condutor só precisará realizar alinhamento e balanceamento quando indicado no manual do proprietário.

Quais carros não precisa fazer cambagem?

Porém, esse serviço deve ser realizado em um concessionária da marca, devido a sua complexidade." De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço. Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço.

Qual a cambagem correta?

Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto. Quando o camber está fora da especificação, ocorre um desgaste irregular nos pneus e anomalias na direção.

O que a cambagem pode causar?

Quando a cambagem está correta, o desgaste é uniforme. Se a parte interna está mais desgastada que a externa ou vice-versa, é possível que o carro tenha passado por alguma situação que modificou sua especificação de fábrica, prejudicando sua dirigibilidade.

Como saber se precisa fazer cáster?

Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa. Caso ocorra o contrário, desgaste na parte externa, então é cambagem positiva.

Como saber se precisa fazer caster?

Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa. Caso ocorra o contrário, desgaste na parte externa, então é cambagem positiva.

O que acontece se não fizer cambagem?

O pior é que, com o tempo, ela tenderá a perder o ângulo novamente. Algumas lojas de pneus dizem que, sem a correção de cambagem, amortecedores, pivôs, terminais de direção, não poderão dar garantia dos novos pneus.

O que provoca a cambagem?

Para ter o ângulo de camber alterado, é preciso de um impacto muito grande perpendicular com a roda, como uma colisão lateral, ou forçar a roda na guia ou pegar uma cratera no asfalto, daquelas que parecem acabar com a suspensão. O desgaste dos pneus pode ser um sinal de que a cambagem no carro está irregular.

Quais carros não precisam de cambagem?

De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço. Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço.

Porque não fazer cambagem?

A cambagem não existe, não está prevista em nenhum manual de montadora. Não se "desamassa" nenhuma peça da suspensão. Se fizer isso, você trará a peça de volta às medidas do fabricante, mas ela perderá a elasticidade responsável por absorver as vibrações e solicitações do asfalto.

Quanto custa para fazer cambagem e caster?

Após o serviço, me cobraram o valor de 200,00 para Caster, 180,00 para Cambagem e 90,00 do alinhamento e balanceamento. Total = R$ 470,00.

Quais os carros que não precisam de cambagem?

A resposta é todos os carros que vierem a ter danos no conjunto de suspensão. Se seu carro não sofreu danos na suspensão, vindos de uma pancada muito forte, um buraco enorme, etc, não é preciso fazer cambagem!

Como saber se a cambagem está ruim?

Quando o camber está fora de suas especificações de fábrica, o sintoma mais visível é o desgaste irregular nas laterais dos pneus. Nesses casos, o camber apresenta uma medida negativa ou positiva, dependendo da geometria da suspensão.

Quais são os carros que precisam de cambagem?

Confira alguns modelos vendidos no Brasil que permitem o ajuste do camber:

Fábrica Modelos que permitem o ajuste da cambagem
Fiat Toro (traseira)
Ford Ranger (dianteira), Focus (traseira), Focus Fastback (traseira), Fusion (traseira)
GM S10 e Trailblazer
Honda Fit, City, WR-V e HR-V (dianteira). Civic, Accord e CR-V (traseira).

Qual é a cambagem correta?

Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.