abril 19, 2024

O que é o acetábulo?

O acetábulo, ou cavidade cotiloideia (em latim: Acetabulum) é uma depressão na pelve, formando uma superfície côncava. A cabeça do fémur articula-se com a pelve no acetábulo, constituindo a articulação coxo-femural, vulgarmente conhecida como anca em Portugal, ou como quadril no Brasil.

O que é acetábulo no quadril?

Quadril é o termo utilizado para denominar a articulação formada pela união entre a parte proximal do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia que articula com a cabeça do fêmur).
Em cache

O que causa dor no acetábulo?

O impacto fêmoro-acetabular ocorre pela presença de osso anormal no fêmur ou no acetábulo, fazendo com que nos movimentos do quadril possa haver um impacto entre o fêmur e a bacia. Isso pode levar a lesão no lábio acetabular, estrutura que recobre a borda do acetábulo, gerando dor no quadril.

Qual é o osso acetábulo?

Portanto, o acetábulo nada mais é do que a superfície articular da bacia, que junto com a cabeça do fêmur formam a articulação do quadril.

Quando quebra o acetábulo?

As fraturas do acetábulo são aquelas que envolvem a região articular do quadril, mais especificamente a pelve, chamada popularmente de bacia. Esses tipos de fraturas são mais comumente vistas em jovens, devido a acidentes de alta energia, como colisões de motocicleta ou automóvel em alta velocidade ou atropelamentos.

Quanto tempo dura uma cirurgia de acetábulo?

A duração do procedimento é de, em média, 2 horas e meia, dependendo das condições do paciente, e o período de internação hospitalar fica entre três a cinco dias.

Qual a principal complicação do impacto fêmoro acetabular?

O impacto femoroacetabular tipo CAM ou CAME é mais comum em homens, sendo ele a principal causa de lesão de cartilagem do quadril em pacientes jovens. Essa patologia é caracterizada pela presença de osso a mais na lateral da cabeça do fêmur, provocando um aumento do contorno ósseo.

Qual o melhor Anti-inflamatório para dor no quadril?

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Quando a dor no quadril é preocupante?

Quando a dor no quadril pode ser preocupante? Ao sofrer um trauma ou quando a dor é muito forte, repentina, duradoura e limitante, é fundamental procurar um médico.

Como tratar fratura do acetábulo?

O tratamento das fraturas do acetábulo geralmente envolve cirurgia para restaurar a anatomia normal do quadril e estabilizar a articulação do quadril.

Como é feita a cirurgia de acetábulo?

Tratamento cirúrgico

Durante o procedimento, o ortopedista especialista em quadril irá reconstruir a anatomia normal da articulação do quadril, alinhando os fragmentos de osso para restaurar a superfície do acetábulo e encaixar a cabeça femoral no local correto.

Como é feita a cirurgia do acetábulo?

Tratamento cirúrgico

Durante o procedimento, o ortopedista especialista em quadril irá reconstruir a anatomia normal da articulação do quadril, alinhando os fragmentos de osso para restaurar a superfície do acetábulo e encaixar a cabeça femoral no local correto.

Quanto tempo demora para voltar a andar depois da cirurgia do quadril?

No terceiro dia após o procedimento, geralmente o pacientes recebem alta, podendo andar com andadores por curtos períodos de tempo. A reabilitação deve continuar. A maioria dos pacientes dentro de 1 a 4 semanas podem fazer a transição do uso de andadores para as muletas, em conjunto com a realização da fisioterapia.

Como curar impacto acetabular?

O tratamento cirúrgico do impacto femoroacetabular é baseado na melhora da amplitude do movimento, aliviando o impacto do fêmur sobre o rebordo do acetábulo. A técnica cirúrgica consiste no remodelamento do fêmur proximal, osteoplastia ou reorientação da sobrecobertura acetabular, além do reparo labral.

O que piora o desgaste no quadril?

São eles: Sobrepeso e obesidade; Excesso de exercícios físicos; Realização de esportes de alto impacto.

Como desinflamar o quadril rápido?

Medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, podem reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar qualquer dor associada à bursite do quadril. Mas lembre-se: nunca utilize medicamentos sem orientação de um médico.

O que pode ser dor no quadril que irradia para a perna?

Então, a dor no quadril direito irradiando para a perna pode ser um sintoma de que há alguma coisa errada na região lombar, como é o caso do nervo ciático. Além disso, diversas são as situações que podem ocasionar em dores no nervo ciático, e isso inclui traumas como a luxação no quadril ou mesmo hérnia de disco.

Qual o risco da cirurgia do quadril?

A taxa de complicações depois da cirurgia de artroplastia de quadril é baixa. Complicações graves, como infecção articular, ocorrem em menos de 2% dos pacientes. Complicações médicas significativas, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, ocorrem com ainda menos frequência.