abril 12, 2024

Qual a função do TRIAC?

O TRIAC funciona como um interruptor controlado e apresenta as mesmas características funcionais de um SCR. No entanto, ele possui a vantagem de poder conduzir nos dois sentidos de polarização. A Figura 7.1 mostra sua simbologia. O TRIAC funciona como dois SCRs em anti-paralelo, de acordo com a Figura 7.2.
Em cache

Qual a função do TRIAC na placa?

para disparar cargas e corrente alternada.

O que é um transistor TRIAC?

Um tiristor TRIAC (Triode for Alternating Current) é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR), ligados em antiparalelo, porém com construção que permite operação com um único terminal de disparo (gate).

O que é um TRIAC de as características?

Um TRIAC, ou "triodo de corrente alternada" ou ainda "retificador de silício bipolar" é um componente eletrônico semicondutor, composto por dois retificadores controlados de silício (SCR) complementares, ou seja, ligados em antiparalelo, porém com uma construção que permite a operação com um único terminal de disparo: …

Como funciona o TRIAC em corrente alternada?

O triac pode ser ativado por uma tensão positiva ou negativa aplicada no terminal gate, permitindo a condução de corrente alternada entre MT1 e MT2. O triac é utilizado para comutar (chavear) corrente alternada e controlar dispositivos de corrente alternada, como lâmpadas, ventiladores e outros dispositivos de AC.

Como identificar um TRIAC?

O melhor para termos certeza de que um Triac está em bom estado é realizando um teste dinâmico. Para essa finalidade pode ser usado um circuito de prova simples ou um circuito de prova que faça uso do osciloscópio. Existem diversas técnicas para se testar um TRIAC de uso geral com correntes até ins 20 A.

Como desligar o TRIAC?

Os triacs são dispositivos projetados para operar em circuitos de corrente alternada. Uma vez disparados eles desligam quando não houver mais sinal de gate e na primeira passagem da tensão pelo zero volt, ou seja, na transição do semiciclo positivo para o negativo ou vice-versa.

Quais são as 3 especificações mais comuns para um TRIAC?

O triac é um componente formado por dois tiristores (SCR) internos ligados em paralelo, um ao contrário do outro. Possui três terminais: MT1 (ânodo 1), MT2 (ânodo 2) e Gate (G).

Quantos terminais tem o TRIAC?

Estrutura do Triac

Observe que o Triac tem dois terminais principais: MT1 e MT2 e um terminal de comporta.

Quais são os terminais de um TRIAC?

Estrutura do Triac

Observe que o Triac tem dois terminais principais: MT1 e MT2 e um terminal de comporta. A curva característica do triac é mostrada na figura 3. Observe que ela equivale a dois SCRs em oposição com a característica do primeiro quadrante ”rebatida” para o terceiro.