fevereiro 28, 2024

Qual a finalidade do uso de uma cisterna?

A cisterna, também conhecida como algibe, é um reservatório que serve para captar, armazenar e conservar principalmente a água da chuva. Ela é utilizada para tarefas que não exigem água potável como rega de jardins e hortas, para matar a sede de animais de criação e para lavagem de pisos ou sanitários.
Em cache

Como usar água da cisterna?

A água coletada pode ser usada para lavar quintais, carros e até para regar as plantas. Mas lembre-se: nunca use a água da cisterna para beber ou tomar banho, sem que ela passe antes por um tratamento específico. Isso pode ser perigoso para a sua saúde!

Qual a diferença entre cisterna e reservatório?

A cisterna é muito utilizada como reservatório da água de chuva, que deve ser utilizada apenas para tarefas domésticas como dar descargas, lavar o quintal e regar plantas. Já a caixa recebe água do fornecimento público e a armazena para qualquer utilização: desde o cozimento de alimentos até o uso doméstico.

Onde devo colocar a cisterna?

Além de colocá-la perto da queda d'água, também é importante colocar o reservatório em um lugar em que não bata muito sol, para não facilitar a proliferação de fungos e algas.

O que colocar na água da cisterna?

Hipoclorito de sódio é o mesmo que água sanitária.

Obs 1: Apesar da água da cisterna ser de ótima qualidade, ela deve ser filtrada e/ou tratada com cloro antes de ser consumida. A recomendação geral é aplicar 2 gotas de hipoclorito de sódio para cada litro de água.

Quanto tempo a água pode ficar armazenada na cisterna?

A validade dos galões de 20 litros, por exemplo, varia de 60 a 90 dias, com o vasilhame lacrado. Depois de aberto, a validade é de duas semanas.

É seguro beber água de cisterna?

Mesmo a água da chuva armazenada em cisternas não é potável, precisa ser tratada antes.

Pode usar cisterna como caixa d’água?

Cisterna e caixa d'água são produtos recomendados para o armazenamento de água, mas existem diferenças entre eles. A cisterna é muito utilizada como reservatório da água de chuva, que deve ser utilizada somente para tarefas domésticas como descargas, lavar o quintal e regar plantas.

Pode beber água da cisterna?

Para conhecer os tipos de cisterna dê uma olhada na matéria: “Tipos de cisternas: modelos do cimento ao plástico“. Entretanto, por ser ser proveniente da chuva, essa água não é considerada potável em seu estado original, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato, como já foi dito.

Quanto tempo dura água na cisterna?

A validade dos galões de 20 litros, por exemplo, varia de 60 a 90 dias, com o vasilhame lacrado. Depois de aberto, a validade é de duas semanas.

Onde vem a água da cisterna?

Normalmente a cisterna é localizada no interior do solo, e funciona da seguinte maneira: a água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina os galhos, folhas e demais resíduos seguindo para dentro do reservatório. Nele, há um freio d'água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo.