fevereiro 24, 2024

Quais são os animais do Acre?

Os mamíferos são o segundo grupo em número de espécies caçadas (16), com destaque para o porco do mato (Pecari tajacu), veado (Mazama sp.), tatu (Dasypus novemcinctus), o macaco guariba (Alouatta sp.) e a anta (Tapirus terrestris). Surpreendentemente, a paca (Cuniculus paca) e a cutia (Dasyprocta sp.)

Qual é o bioma de Acre?

Amazônia

O Acre está localizado na Região Norte do Brasil e inserido no bioma Amazônia. Possui área territorial de 164.123 km², sendo o 16º estado brasileiro em extensão.

Qual o tipo de vegetação do Acre?

As principais tipologias florestais do Acre são: – Floresta Aberta com bambu dominante, ocupa 9,4% de todo território acreano. – Floresta Aberta com bambu e floresta aberta com palmeiras, abrange 26,2% do Estado. – Floresta Aberta com palmeiras de áreas aluviais, representa 5,48% da área estadual.

Qual é a curiosidade do Acre?

O Acre foi o último estado do Brasil a ser efetivamente povoado. 9. O povoado da Serra da Moa, na fronteira com o Peru, é o último no Brasil a ver o pôr-do-sol. Lá, há um fuso horário de duas horas a menos do que o horário de Brasília.

Tem onça no Acre?

A segunda espécie da lista é a Onça-pintada, vista em diversos municípios do Acre e também alvo de grupos de caça na Amazônia, que concentra a maior população dessa espécie no mundo. A onça-pintada é considerada o maior felino das américas.

Quem é dono do Acre?

Pedro Dotto

Trata-se do paulista Pedro Dotto, um dos maiores latifundiários do país. Em Rio Branco, ele é conhecido como o "dono do Acre". Tem mais de 1 milhão de hectares no Estado, onde cria gado e explora madeira.

Qual é clima do Acre?

O clima predominante no estado é o equatorial úmido, marcado pelas elevadas temperaturas na maior parte do ano e baixa amplitude térmica. As máximas são de 32 ºC, e, no inverno, as mínimas giram em torno de 18 ºC.

Tem Floresta Amazônica no Acre?

O Acre é o estado mais biodiverso da Amazônia, possuindo, ainda, florestas intocadas. Sua política ambiental garante que as maiores porções de terras sejam destinadas à manutenção, conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Qual é o clima do Estado do Acre?

O clima predominante no estado é o equatorial úmido, marcado pelas elevadas temperaturas na maior parte do ano e baixa amplitude térmica. As máximas são de 32 ºC, e, no inverno, as mínimas giram em torno de 18 ºC.

Qual o tipo de relevo do Acre?

O relevo do Acre é caracterizado pela ocorrência de depressões na maior parte do território (Depressão da Amazônia Ocidental). No norte, aparece uma planície estreita. Os rios acrianos pertencem à Bacia Hidrográfica do rio Amazonas.

Onde tem mais onças?

É incerto o número de onças nos biomas onde ocorrem com maior frequência. No Pantanal, estima-se em cerca de 5 mil. Já na Amazônia, um cálculo grosseiro indica o dobro, 10 mil.

Qual onça só tem no Brasil?

A onça-pintada destaca-se como o único representante do gênero Panthera no nosso continente. É um animal de grande porte e, por isso, é considerado o maior felino das Américas e o maior carnívoro da América do Sul.

Por que se chama Acre?

O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre.

Qual país vendeu o Acre?

Em 17 de novembro de 1903, o barão do Rio Branco firmou com o representante plenipotenciário da Bolívia o Tratado de Petrópolis, pelo qual a região do Alto Acre se tornou oficialmente parte do território brasileiro, em troca de uma indenização à Bolívia (dois milhões de libras esterlinas), da cessão de terras no Mato …

Qual é a cultura do Acre?

Cultura do estado do Acre

A cultura do Acre reflete os costumes dos indígenas, influências nordestinas e manifestações de povos de outros estados, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país. A culinária típica traz muitos preparos à base de peixe, como o tucunaré e o pirarucu.

Qual é o tipo de solo do Acre?

Os solos do estado do Acre se formaram a partir de depósitos sedimentares, com Idade Cenozoica (os sedimentos mais antigos têm entre 65 e 23,5 milhões de anos), da Formação Solimões (Brasil, 1976, 1977; Acre, 2000), que ocupam mais de 70% do território acreano (Cavalcante, 2006).

Tem ouro no Acre?

No Acre existe uma grande especulação sobre a existência de minérios como ouro, prata, diamante e ametista. Registros da Agência Nacional de Mineração mostram que várias empresas já pediram para estudar essas áreas. Porém, o que existe de fato no estado é a exploração de água mineral, barro, areia e piçarra.

Em que ano o Acre se tornou estado?

Até que em 15 de Junho de 1962 foi sancionada pelo Presidente da República João Goulart a Lei 4.070, que elevou o Acre a categoria de Estado. E em Outubro de 1962 foi eleito o primeiro governador do Estado do Acre, José Augusto de Araújo.