abril 14, 2024

Qual a estrutura química do aldeído e cetona?

Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.

O que caracteriza a cetona?

Tal como os aldeídos, as cetonas apresentam carbonila (C dupla O). Mas o carbono da carbonila das cetonas é secundário, ou seja, é preciso que entre essa ligação dupla haja um carbono de cada lado. Quando a carbonila não está no meio da molécula, mas nas suas pontas, é um aldeído.
Em cache

Como classificar uma cetona?

A classificação das cetonas irá depender da quantidade de carbonilas que está presente na cadeia. Se tiver na composição da cetona apenas uma carbonila, ela será classificada como monocetona, e se tiver duas ou mais carbonilas será policetona. Desta forma, a propanona nomeada lá em cima, é monocetona.
Em cache

Quais as propriedades das cetonas?

Propriedade das Cetonas

As cetonas possuem temperaturas de fusão e ebulição mais baixos do que os álcoois, já que não apresentam ligações de hidrogênio entre si, porém mais altos que os dos aldeídos que possuem massa molecular similar, uma vez que são mais polares.

Qual é a estrutura do aldeído?

Aldeído e suas características

Derivado dos hidrocarbonetos: é derivado dos hidrocarbonetos, pois em sua cadeia tem um radical do grupo formila (H-C=O). Sua fórmula molecular é CnH2nO, sendo adquirido através da oxidação de álcoois primários, desidrogenação ou catalíticas.

Onde se encontra a cetona?

As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.

Qual é a cetona mais comum?

propanona

A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona, sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes.

Quais os nomes das cetonas?

Nomenclatura usual das cetonas

  • Nome dos radicais + Cetona.
  • em ordem.
  • alfabética.
  • Exemplo 1: Etil-metil-cetona.
  • Etil-metil-cetona.
  • Exemplo 2: Butil-propil-cetona.
  • Butil-propil-cetona.
  • Exemplo 3: Dietil-cetona.

São exemplos de cetonas?

As cetonas são usadas principalmente como solvente para tintas, esmaltes, vernizes e também para o processo de extração de óleos naturais de sementes. Exemplos: Propanona ou acetona (C3H6O): removedora de esmaltes.

Qual é O grupo funcional das cetonas?

As cetonas possuem o grupo carbonila como grupo funcional. A carbonila das cetonas deve estar ligada a outros átomos de carbono, não podendo estar na extremidade da cadeia.

Qual é a principal diferença entre um aldeído é uma cetona?

Os aldeídos contêm o grupo carbonila ligado a pelo menos um átomo de hidrogênio. Por outro lado, as cetonas contêm o grupo carbonila ligado a dois átomos de carbono.

Qual é a principal cetona?

A propanona, mais conhecida como acetona, é a principal cetona de uso comercial, pois além de ser usada como removedora de esmaltes de unhas, ela também é muito utilizada como solvente de tintas, vernizes, esmaltes, bem como na extração de óleos de sementes vegetais.

Onde é usada a cetona?

As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.

Qual é a função da acetona?

O principal uso é com solvente de tintas, vernizes e esmaltes. É usada também como agente secante de objetos, como por exemplo, de recipientes em laboratórios. Devido a propriedade de ser miscível com a água, combinam-se ambos os líquidos e então evapora.