fevereiro 29, 2024

Quando se usa tua ou sua?

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
Em cache

Qual é a diferença do teu é seu?

Na gramática tradicional, o pronome possessivo 'teu' deve ser usado em frases com o pronome pessoal 'tu'. Já o 'seu' associa-se a 'você'. Mas, na oralidade brasileira, é comum haver a associação cruzada. A observância à norma culta acontece basicamente em textos literários.
Em cache

Quando usa sua?

Quando são empregados em relação à pessoa com quem falamos, ou seja, quando usados diretamente com o interlocutor, os pronomes de tratamento possuem “Vossa (s)”. Exemplo: “Senhor reitor, eu espero que Vossa Magnificência compareça a assembleia amanhã”. Quando falamos a respeito de alguém, usamos “Sua (s)”.

Qual é o feminino da palavra teu?

Conjunto dos amigos ou aliados da pessoa a quem se fala ou escreve ou o grupo em que esta se integra (ex.: ela não gosta de chocolate, é das tuas). Feminino: tua.

Qual é o pronome de tua?

Palavras que indicam posse

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Como saber qual o meu pronome?

1ª pessoa do discurso (eu) → meu, minha, meus, minhas. 2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas.

Qual é o sentido do pronome seu?

a) O emprego dos pronomes possessivos, representados por “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, em determinadas circunstâncias, pode causar duplo sentido. Exemplo: A mãe não autorizou que o filho dirigisse seu carro.

Quem fala teu?

Só para constar na pergunta… Em Portugal usamos o teu/tua regularmente no dia-a-dia. Usamos o seu/sua no caso de estarmos a falar para, por exemplo, o nosso chefe. Cá usamos teu/tua como vocês usam seu/sua.

O que se refere a sua?

1. refere-se à terceira pessoa do singular ou do plural e indica, geralmente, posse ou pertença de: 1 pessoa ou pessoas de quem se fala ou escreve 〈a sua casa〉; 1 pessoa a quem se fala ou escreve 〈a escultura é sua?〉

Que tipo de pronome é sua?

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Qual o feminino de coração?

coração (nome feminino) –

O que se refere a palavra seu?

1. refere-se à terceira pessoa do singular ou do plural e indica, geralmente, posse ou pertença de: 1 pessoa ou pessoas de quem se fala ou escreve 〈o seu carro〉; 2 pessoa a quem se fala ou escreve 〈é seu o quadro?〉

Qual a classe da palavra Tua?

pronome Próprio ou na posse da pessoa com quem se fala: tua casa, tuas coisas.

Que pronome substitui pai?

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

Quais são os pronomes LGBT?

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Quais são os 7 pronomes?

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. …
  • Pronomes possessivos. …
  • Pronomes demonstrativos. …
  • Pronomes interrogativos. …
  • Pronomes relativos. …
  • Pronomes Indefinidos. …
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

Como substituir a palavra sua?

Sinônimo de seu

  1. dele, dela, deles, delas, de você, de vocês, do senhor, dos senhores, da senhora, das senhoras, vosso, vossa, vossos, vossas. …
  2. senhor, sô, Sr.. …
  3. respectivo, próprio, pertencente, devido, correspondente. …
  4. aproximadamente, cerca de, mais ou menos, sensivelmente, por volta de, em torno de.

É errado falar teu?

Se o sujeito for “tu”, o verbo tem que concordar com a segunda pessoa, o pronome oblíquo será “te”, e os pronomes possessivos devem ser “teu”, “tua”, “teus” ou “tuas”. Não misture as bolas!