junho 24, 2024

O que é planta Autógama?

As plantas autógamas incluem as espécies que possuem flores hermafroditas que se reproduzem predominantemente por meio da autopolinização. Espécies autógamas: A autofecundação sucessiva leva a homozigose genótipo homozigótico – linhagem – ou mistura de linhas fenotipicamente semelhantes.

O que plantas Alogamas?

Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%).

Quais são os principais métodos de melhoramento de plantas autógamas?

Método da População (Bulk); Método do Genealógico (Pedigree); Método do SSD (descendente de uma única semente); Método do Retrocruzamento (caracteres qualitativos). do programa de melhoramento é reunir em um único indivíduo – linhagem – os alelos desejáveis que se encontram em linhagens distintas.

Quais são os principais mecanismos que favorecem ou determinam a fecundação cruzada em plantas Alógamas?

cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o óvulo da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.
Em cache

Como ocorre Autogamia?

POLINIZAÇÃO DIRETA – AUTOGAMIA

Quando o transporte de pólen, e por conseguinte a fecundação, ocor- re entre flores do mesmo indivíduo, o processo se denomina autogamia.

Qual é a diferença entre os dois tipos de polinização?

A polinização pode ocorrer de duas formas pela autopolinização quando o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou e pela polinização cruzada o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Esta é a mais vantajosa, pois permite a variabilidade genética.

O que significa Alogamia?

nome feminino

[ Botânica ] Fecundação de uma flor com o pólen de outra.

Quais as características de uma cultivar de espécie Autógama?

Um cultivar de uma espécie autógama é constituído por apenas uma linha pura, que se auto-reproduz geração após geração. hibridações artificiais. ou menor dificuldade, dependendo da espécie.

Qual o principal objetivo do melhoramento genético de plantas autógamas?

No melhoramento de plantas autógamas, o principal conceito que devemos entender é o de LINHAS PURAS. A maioria das cultivares de espécies autógamas é formada por linhas puras e o objetivo geral do melhoramento de autógamas é obter LINHAS PURAS SUPERIORES.

É possível o desenvolvimento de cultivares híbridas para espécies autógamas?

Espécies autógamas possuem mecanismos, como a cleistogamia, que dificultam a polinização cruzada e a obtenção da semente híbrida. Somente em espécies como o tomate e arroz é economicamente viável a produção de variedades híbridas em autógamas.

Como a planta evita Autogamia?

Na autoincompatibilidade ocorre uma interação entre o grão de pólen e o estigma, que impede que o pólen germine no estigma da mesma planta. A autoincompatibilidade pode ser dividida em gametofítica e esporofítica.

Qual a diferença entre fertilização cruzada e Autofertilização?

Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. Como exemplo, podemos citar os cordados. Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo. Um exemplo de autofecundação é a que ocorre com as tênias.

Quais as consequências da Alogamia?

Conseqüências da alogamia:

Indivíduos da população têm vários locos heterozigóticos: permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética); 2. Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada; 3.

Quais são as vantagens da Alogamia?

As principais vantagens da alogamia são a produção de novas combi- nações genéticas na população, que asseguram a variabilidade da espécie e conseqüentemente a possibilidade de sobreviverem às mudanças do meio ambiente.

Quais são os 3 tipos de polinização?

Como acontece a polinização?

  • A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. …
  • A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. …
  • Os agentes polinizadores podem ser componentes bióticos ou abióticos. …
  • Anemofilia: Quando a polinização ocorre através do vento.

Como se chama a polinização que ocorre em uma mesma flor?

A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).

Quais são os objetivos do melhoramento de plantas autógamas?

Os métodos de melhoramento de espécies autógamas têm como objetivo a produção de um cultivar que é uma linha pura.

Como surge a variabilidade genética em plantas autógamas?

A variabilidade genética ocorre devido à presença de diferentes genótipos homozigotos. Espécies autógamas: Os indivíduos transmitem o seu genótipo para os descendentes, quando totalmente endogâmicos. Nas espécies autógamas, os genótipos são fixados, e por isso são reproduzidos com precisão.