fevereiro 28, 2024

O que é o marasmo?

O que é Marasmo:

Marasmo significa um sentimento de tédio, indiferença ou falta de coragem. Esse sentimento se caracteriza pela falta de vontade de realizar atividades ou cumprir compromissos. A palavra marasmo também pode significar um período de tempo em que nada acontece ou que não há acontecimentos importantes.
Em cache

Qual a diferença entre kwashiorkor?

As formas de manifestações clínicas da desnutrição são: ✅ Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. ✅ Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. ✅ Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.

O que é o kwashiorkor?

É um tipo de desnutrição grave causada por deficiência de proteínas. Pode comprometer o crescimento e o desenvolvimento da criança e, por isso, deve ser prevenida por meio de uma dieta alimentar rica em proteínas, encontradas em carnes (boi , frango, peixe), leite, queijo , ovos, feijão e outros.

Quais são as causas e os sintomas do kwashiorkor e do marasmo?

Os sinais e sintomas do Kwashiorkor marasmático se dão principalmente por: Ausência de gordura subcutânea; Astenia; Alterações nas curvas de crescimento, peso e IMC; Perda muscular generalizada; Estreitamento dos quadris; Tontura; Náuseas, diarreia e vômitos; Aumento do cortisol; Fadiga São os sintomas clássicos do …

O que provoca o marasmo?

Causas. O marasmo ocorre quando os indivíduos não seguem uma dieta mínima de nutrientes, carboidratos, lipídios e proteínas, durante muito tempo, em quantidade suficiente necessário ao bom funcionamento do corpo humano.

Quais os tipos de marasmo?

Entre as formas graves, temos o kwashiorkor, o marasmo nutricional, e ainda uma forma mista denominada kwashiorkor-marasmática.

Quais são as características da doença de kwashiorkor?

Quais são as características clínicas do Kwashiorkor ? O principal sinal do Kwashiorkor é o excesso de líquido nos tecidos do corpo, o que causa inchaço sob a pele (edema ), que geralmente começa nas pernas, mas pode envolver todo o corpo, inclusive o rosto.

Quais são as características do kwashiorkor?

Crianças com kwashiorkor apresentam atrofia muscular imporante, com gordura corporal normal ou aumentada. O kwashiorkor puro é caracterizado pela ingestão inadequada de proteínas, na presença de consumo calórico adequado.

Como diagnosticar kwashiorkor?

Como o médico diagnostica o Kwashiorkor ? Muitas vezes o Kwashiorkor pode ser diagnosticado apenas com base na aparência física da criança e em perguntas sobre sua dieta e cuidados.

Quais são os três tipos de desnutrição?

Tipos de desnutrição

  • Kwashiorkor: Carência de proteínas.
  • Marasmo: Carência de calorias.
  • Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, existe falta de fontes energéticas e proteínas.

São manifestações clínicas do kwashiorkor?

As principais manifestações clínicas apre- sentadas nos casos clássicos de FC são: íleo meconial, lactente chiador, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias de repetição, diarreia crônica e desnutrição calórico-proteica(3).

O que causa edema no Kwashiorkor?

Qual é a fisiopatologia do Kwashiorkor? A falta extrema de proteínas provoca um desequilíbrio osmótico no sistema gastrointestinal causando edema e retenção de água.

Como é feito o diagnóstico de marasmo?

Marasmo: criança fica com baixa atividade, pequena para a idade, membros delgados devido a atrofia muscular e subcutânea, costelas proeminentes, pele se mostra solta e enrugada na região das nádegas, apresenta infecções constantes, comumente é irritadiça e seu apetite é variável.

Qual desnutrição é mais grave?

O tipo mais grave de desnutrição é o kwashiorkor, em que temos uma deficiência de proteínas maior que a redução total de calorias e o paciente apresenta edema generalizado, lesões na pele, despigmentação do cabelo, entre outros sintomas.

Como diferenciar os tipos de desnutrição?

A desnutrição também pode ser classificada em função da relação entre o peso e o tamanho:

  1. Desnutrição aguda leve: aqui o peso é normal para a idade da pessoa, mas o tamanho é inferior ao normal.
  2. Desnutrição aguda moderada: uma pessoa com este tipo de desnutrição pesa menos do que deveria para a sua estatura.

Qual a causa do edema no Kwashiorkor?

Qual é a fisiopatologia do Kwashiorkor? A falta extrema de proteínas provoca um desequilíbrio osmótico no sistema gastrointestinal causando edema e retenção de água.

Qual é a melhor vitamina para desnutrição?

Alta dose de vitamina D3 no tratamento da desnutrição aguda grave.

Quais são as fases de desnutrição?

A desnutrição proteico-energética pode ser classificada em três níveis: leve, moderada ou grave.