julho 21, 2024

Que dia é a festa da Santíssima Trindade em Tiradentes?

13 de junho

No dia principal da festa, 13 de junho de 2022, após os rituais espirituais, foi realizada a procissão, carregando a imagem secular da Santíssima Trindade, pelas ruas históricas de Tiradentes, acompanhada pelos fiéis.

O que significa a Solenidade de Santíssima Trindade?

A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

Qual é a origem da festa da Santíssima Trindade?

Ela nasceu da devoção popular, à revelia da hierarquia, até que o Papa João XXII, em 1334 a aprovou, determinando que fosse celebrada no primeiro domingo depois de Pentecostes, como aliás, já havia prescrito o Concílio de Arles em 1263.

Como fazer a saudação à Santíssima Trindade?

Bendito seja o santo Nome de Senhor. Bendita seja a Santíssima Trindade. Agora e sempre, e por todos os séculos. Amém.

Qual é a oração da Santíssima Trindade?

Ó meus Três, meu Tudo, minha Beatitude, infinita Solitude, Imensidade na qual me perco, a Vós me entrego como uma presa. Sepultai-Vos em mim para que eu me sepulte em Vós, à espera de ir contemplar em vossa luz o abismo de vossas grandezas.

Por que são as três pessoas da Santíssima Trindade em um só Deus?

As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra.

Como rezar a Santíssima Trindade?

Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a me esquecer inteiramente para me estabelecer em Vós, imóvel e serena, como se minha alma estivesse já na eternidade. Que nada possa perturbar minha paz nem de Vós me separar, ó meu Imutável, mas que em cada minuto eu avance nas profundidades de vosso Mistério.

Qual a oração da Santíssima Trindade?

Ó meus Três, meu Tudo, minha Beatitude, infinita Solitude, Imensidade na qual me perco, a Vós me entrego como uma presa. Sepultai-Vos em mim para que eu me sepulte em Vós, à espera de ir contemplar em vossa luz o abismo de vossas grandezas.

Como fazer o nome do Pai do filho e do Espírito Santo?

E é assim mesmo a maneira correta de se fazer: com a mão direita aberta, com os dedos juntos, se toca na testa e se diz “em nome do Pai”; a mão desce ao peito enquanto se repete “e do Filho”; a mão sobe para o ombro esquerdo e de lá para o direito, enquanto se diz “e do Espírito Santo”. O “amém” encerra o gesto.

Como explicar a Santíssima Trindade de forma simples?

são chamados Deus, o primeiro, o Criador; Deus, o segundo, o Redentor; e Deus, o terceiro, a Testemunha ou o Testificador. O encargo do Pai é presidir como Chefe ou Presidente, Jesus como o Mediador e o Espírito Santo como Testificador ou Testemunha”.

Quem é o Pai na Santíssima Trindade?

O mistério de um único Deus, e esse Deus é: o Pai e o Filho e o Espírito Santo, três pessoas. Neste domingo (30), celebramos o Dia da Santíssima Trindade, mistério revelado por Jesus Cristo, o Dogma da fé que professa Deus, Uno e Trino, sendo três pessoas distintas, mas um único Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Qual é o papel da Trindade?

são chamados Deus, o primeiro, o Criador; Deus, o segundo, o Redentor; e Deus, o terceiro, a Testemunha ou o Testificador. O encargo do Pai é presidir como Chefe ou Presidente, Jesus como o Mediador e o Espírito Santo como Testificador ou Testemunha”.

Qual é a primeira pessoa da Santíssima Trindade?

A primeira regra de fé da Igreja declara: “Cremos em Deus , o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.” Esses três seres compõem a Trindade.

Como fazer a invocação a Santíssima Trindade?

Acenda incensos florais, velas brancas e reze a oração que segue. Deus-Pai, dai-nos saúde, alegria, bondade, Paz, muita Paz, toda a Paz, e colocai sobre nossa cabeça as rosas da Paz! Deus-Filho, dai-nos luz, amor, caridade, Paz, muita Paz, toda a Paz, e colocai em nossas mãos os lírios da Paz!

O que significa fazer o sinal da cruz?

A cruz que traçamos sobre o nosso corpo, significa que queremos a bênção prometida por Jesus quando nos disse que do alto da cruz atrairia todos a ele. O passar diante de uma Igreja e fazer o sinal da cruz é um gesto bonito de piedade. Só isso. E não se trata de um gesto obrigatório.

Qual o nome das três pessoas da Santíssima Trindade?

A primeira regra de fé da Igreja declara: “Cremos em Deus , o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.” Esses três seres compõem a Trindade. Eles presidem este mundo e todas as outras criações de nosso Pai Celestial.

Por que o Espírito Santo e a terceira pessoa da Trindade?

“O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus, uno e igual ao Pai e ao Filho. Ele 'procede do Pai' (Jo 15, 26), o qual, princípio sem princípio, é a origem de toda a vida trinitária.

Porque fazer o sinal da cruz em frente ao cemitério?

Portanto, quando fazemos esse gesto na Missa, fazemos verdadeiramente uma oração profunda, que nos abre às palavras de Jesus Cristo.