fevereiro 29, 2024

Porque Platão era um crítico das artes?

Além disso, o filósofo foi um grande crítico da arte, concebida enquanto mímesis. Para Platão, a verdade reside no mundo ideal e as coisas sensíveis são imitação da ideia. Por conta disso, ele colocava a arte figurativa em um lugar ainda mais inferior, posto que seria uma imitação da imitação.
Em cache

Qual é a sua opinião sobre a crítica de Platão a arte principalmente aos poetas?

Ao criticar as artes, Platão deixa claro que elas são cópias do mundo real. Segundo Platão, a poesia ludibriava o cidadão com suas imitações . Segundo o filósofo, o poeta se afasta da verdade, simplesmente por ser apenas um imitador. Para o filósofo a filosofia deveria tomar o lugar da poesia.
Em cache

Qual a visão de Platão e Aristóteles sobre a arte?

Enquanto para Platão a imitação revela a inverdade, a falsidade e uma arte ilusória, a mimesis aristotélica vem com o intuito de estabelecer uma verossimilhança entre o objeto e o autor da obra, ou até proporcionar um aperfeiçoamento do primeiro (Ibid., p. 2).

Qual é a crítica que Platão faz aos imitadores?

Platão diz que os poetas, como imitadores, não tem conhecimento sobre aquilo que imitam, e fazem uma brincadeira sem seriedade. A poesia e a pintura, para o autor, estão três pontos afastadas da realidade.
Em cacheSemelhantes

O que é a arte Platão?

Por aretê cabe entender a excelência, a capacidade, a aptidão própria do ser homem.

O que é que o Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Qual a visão de Aristóteles sobre a arte?

Em oposição ao seu mestre Platão, Aristóteles vê a imitação (mímesis) de modo positivo. Para ele, trata-se de um processo que é compartilhado tanto pela natureza, como pela arte; é dessa forma que interpretamos a famosa afirmação de que “a arte imita a natureza”.

O que é a opinião para Platão?

A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento. Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido.

Qual era a principal crítica de Platão aos sofistas?

A crítica que Platão faz aos sofistas é fundamentalmente pelo fato de que só ensinam os meios para alcançar um fim sem visar os aspectos morais.

O que é a arte para Aristóteles?

A arte também é catártica, transformando as emoções humanas como o terror, a compaixão e a cólera. Aristóteles percebe que a provocação e transformação das emoções humanas nas obras poéticas é tanto ou mais importante que a expressão de conteúdos morais.

Como a arte é vista na obra A República de Platão?

Platão fala a propósito das artes e das belas-artes – dos belos sensíveis –, como lugares da aparência, da diversidade e da multiplicidade, no plano ontológico, e da opinião, no gnosiológico. Contrapõe a eles o ser e a episteme, preocupação da filosofia, a única a ocupar-se com o belo em si (PLATÃO, 1988. República.

Qual foi a principal teoria de Platão?

Idealismo

A noção de idealismo pode ser considerada como a mais influente de Platão para a posteridade e a mais importante dentro de sua obra, pois o filósofo criou nas ideias e nos conceitos das coisas a verdadeira essência e o verdadeiro conhecimento possível.

Quais são os pensamentos de Platão?

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele.” “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” “Tente mover o mundo — o primeiro passo será mover a si mesmo.”

Quem foi Platão e o que ele defendia?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, entre outros. Estátua de Platão, um dos maiores pensadores da Grécia Antiga. Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.

Qual foi a principal ideia de Platão?

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.

Qual é a principal teoria de Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Qual foi a crítica de Platão e Aristóteles aos sofistas?

Os sofistas foram criticados também por Platão e Aristóteles, que os consideravam mercenários, e não amantes do saber. Muitos pensadores e estudiosos se apoiam nessas ideias e também não consideram os sofistas como parte de alguma escola filosófica.

Qual é a principal obra de plantão?

A República

A principal obra de Platão é, sem dúvidas, “A República”. Conhecida mundialmente por ser a síntese de suas principais ideias e falar sobre política, essa obra não é a única. Ela é uma entre os outros 35 livros deixados por este grande filósofo!