junho 25, 2024

Qual a classe gramatical da palavra espetáculo?

Significado de Espetáculo

substantivo masculino Aquilo que atrai o olhar, a atenção; cena: espetáculo da natureza. Representação pública de alguma coisa (teatro, cinema, dança etc.).
Em cacheSemelhantes

Qual a classe gramatical de palco?

nome feminino. 1. Espaço, geralmente coberto, dotado de cenário e de chão de madeira, usado por actores ou outros artistas (bailarinos, cantores, músicos) para se apresentarem em público. = PALCO, TABLADO.

Como se escreve a palavra espetáculo?

espetáculo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O que quer dizer a palavra espetaculosa?

1. Feito com pompa, ostentação ou luxo: O desfile real foi espetaculoso. 2. Que chama muito a atenção; que dá muito na vista: Entrou no hotel com gestos espetaculosos.

Qual é a sua classe gramatical?

pronome Indica posse ou interesse; dela, delas: sua mãe, suas irmãs.

Qual é a sílaba mais forte da palavra espetáculo?

As proparoxítonas são as palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Por exemplo: espetáculo, lâmina, próximo.

Quais classe gramatical?

São elas: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Já as classes advérbio, conjunção, interjeição e preposição são classes invariáveis, pois elas não aceitam nenhuma alteração.

Como explicar classe gramatical?

Classes gramaticais ou classes de palavras são os conjuntos que classificam uma palavra, baseando-se na sua estrutura sintática e morfológica. Existem dez classes gramaticais na língua portuguesa. São elas: adjetivo, artigo, advérbio, conjunção, numeral, preposição, pronome, substantivo, verbo e interjeição.

Quantas sílabas tem a palavra espetáculo?

Espetáculo é Uma Palavra Com 5 Sílabas e 10 Letras.

O que significa a palavra refinando?

verbo transitivo

1. Separar de uma substância as matérias estranhas que lhe alteram a pureza. 2. [Figurado] Apurar; atilar.

O que significa a palavra reconduzir?

Reconduzido vem do verbo reconduzir. O mesmo que: devolvido, readmitido, reenviado.

O que é a classificação das palavras?

As classes de palavras ou classes gramaticais organiza os estudos sobre as palavras da Língua Portuguesa em 10 grupos. Esses grupos estudam a função de cada palavra da gramática no texto. São eles: adjetivo, advérbio, artigo, conjunção, interjeição, numeral, preposição, pronome, substantivo e verbo.

Qual é a classificação dos substantivos?

Os substantivos, por serem uma classe de palavras abundante, trazem diversas classificações. Os substantivos possuem a seguinte classificação: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo.

Qual é a classificação da sílaba tônica?

De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Oxítonas: palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: me-trô, su-flê, su-por. Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica.

São as palavras paroxítonas?

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

O que é classificação e exemplos?

Significado de Classificação

Colocação de algo seguindo uma ordem: organização alfabética dos livros. [Popular] Avaliação de um conteúdo que determina seu público ou a faixa etária para qual ele é sugerido: programa de classificação livre.

Como identificar a classe gramatical das palavras?

Como identificar as classes gramaticais

Aqui estão algumas dicas gerais: Verifique a função da palavra na frase: Uma palavra pode ser um substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, preposição, conjunção ou interjeição dependendo da função que desempenha na frase.

Qual é a sílaba tônica da palavra espetáculo?

A sílaba tônica de uma palavra é aquela que pronunciamos com maior intensidade, isto é, a sílaba que pronunciamos com mais força. Como exemplo, podemos citar a palavra “janela”, cuja sílaba tônica é “-ne-”, ou seja, “ja-NE-la”. Pronunciamos essa palavra corretamente porque conhecemos sua sílaba tônica.