abril 19, 2024

Qual é a classe da palavra ao?

Trata-se de uma contracção da preposição a com o artigo definido o, que se usa por via da substantivação do verbo receber.

Qual é o sinônimo da palavra ao?

4 sinônimos de ao para 1 sentido da palavra ao: Contração da preposição a com artigo o: 1 no, a um, em um, num.

Quando se usa o ao?

Em ao ocorre a contração da preposição a com o artigo definido masculino o (a + o = ao). A preposição a, tendo sua origem na preposição latina ad, indica um movimento até um determinado lugar. Assim, é usada com verbos de movimento para indicar que quem vai, vai a algum lugar.

E qual é a classe gramatical?

Conjunção. Conjunções são as palavras que servem para ligar duas orações ou termos de uma mesma frase. São invariáveis. Exemplos: e, nem, entretanto, então, pois, conforme, de maneira que, embora, enquanto.

O que é vocábulo gramatical?

Significado de Vocábulo

[Gramática] Cada uma das partes átonas que fazem referência ao léxico, nomeadamente as conjunções, as preposições, os pronomes oblíquos e os artigos que, não possuindo a capacidade de formar um enunciado, se juntam a outros dando origem a um termo fonético.

Quais são as palavras antônimas?

Segue abaixo alguns exemplos de palavras antônimas:

  • Aberto e fechado.
  • Alto e baixo.
  • Amor e ódio.
  • Ativo e inativo.
  • Bendizer e maldizer.
  • Bem e mal.
  • Bom e mau.
  • Bonito e feio.

E ao OU AO?

Ao é a contração da preposição a com o artigo definido o. Essa contração é substituída pela contração à formada pela preposição a e pelo artigo definido a antes de substantivos femininos: atender ao senhor, atender à senhora.

Como é que se escreve a palavra ao?

Contracção da preposição a e do artigo ou pronome o (ex.: entregou a mercadoria ao cliente; deu um beijo à avó; deixou um aviso aos mais destemidos; vamos às compras?). Feminino: à. Origem etimológica:a + o. Feminino: à.

Qual é a classificação da palavra para?

Preposição é a palavra que liga dois elementos da oração, tais como: a, após, para.

Como identificar a classe gramatical?

A classe gramatical também é chamada de classe de palavras e se divide em variáveis e invariáveis. Palavras variáveis são aquelas que sofrem modificações: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral. Palavras invariáveis são aquelas que não se modificam: preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

Qual é a classe gramatical?

O que é classe gramatical? É a classificação das palavras em grupos de acordo com a sua função na língua portuguesa. Elas podem ser variáveis e invariáveis, dividindo-se da seguinte forma: Palavras variáveis – aquelas que variam em gênero, número e grau: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral.

Que qual a classe gramatical?

A palavra que será pronome adjetivo, quando aparecer antes de substantivos, apenas modificando-o: Que mulher linda! Pronome em final de frase: A palavra que, quando aparecer em final de frase, será pronome e deverá receber acento.

O que é antônimos 3 exemplos?

Antônimos são palavras que apresentam significados contrários. Alegria: tristeza, desânimo, descontentamento, abatimento. Importante: insignificante, irrelevante, irrisório, desimportante. Problema: facilidade, oportunidade, vantagem, sorte.

Qual é o antônimo de feio?

1 bonito, belo, lindo, airoso, gato, bem-parecido, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-feito, deslumbrante, encantador, charmoso, atraente, donairoso, elegante, divino, divinal, perfeito, formoso, bem-composto, bem-proporcionado, bem-lançado, bem-conformado, catita, guapo, garboso, galhardo, gracioso, pulcro, venusto, …

O que é o AO?

O ditongo nasal ão ocorre no final das palavras. Ão é um ditongo porque há o encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba. Além disso, é um ditongo nasal porque há passagem do ar pela boca e pelo nariz durante a pronúncia da vogal e da semivogal.

Como se usa o ao?

Vale lembrar que a contração “à” antecede sempre uma palavra feminina. A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase.

Qual é o significado do sufixo ao?

sufixo. 1. Indica valor aumentativo (ex.: mulherão; paredão; salão). 2.

Como identificar a classe gramatical das palavras?

A classe gramatical também é chamada de classe de palavras e se divide em variáveis e invariáveis. Palavras variáveis são aquelas que sofrem modificações: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral. Palavras invariáveis são aquelas que não se modificam: preposição, conjunção, interjeição e advérbio.