junho 18, 2024

Qual contexto social Esse texto faz referência à aglomeração dos centros urbanos?

O texto apresentado na questão aborda o Êxodo Rural, situação em que pessoas migram de regiões rurais para regiões urbanas em busca de novas oportunidades.
Em cache

Onde a maior parte da população brasileira morava nesse período?

Até a década de 1960 a maior parte da população brasileira vivia no campo. Esta migração da população do campo para cidade – o chamado êxodo rural – ocorreu de forma acelerada no Brasil.

Qual é a importância das atividades apresentadas para o desenvolvimento da vida urbana?

Resposta: As atividades de comércio e da agricultura foram fundamentais para o desenvolvimento da vida urbana na medida em que permitiram que as pessoas abandonassem o modo de vida nômade e adotassem o modelo sedentário, produzindo localmente aquilo que necessitavam.

Quais foram os principais fatores que levaram a urbanização brasileira?

A urbanização brasileira se intensificou a partir da década de 1950 em função de fatores como o êxodo rural, motivado pela modernização do campo e pela maior oferta de trabalho nas cidades, e a industrialização.

Qual foi a principal mudança no processo de urbanização?

O processo de urbanização nos países desenvolvidos foi constante. As cidades foram crescendo de forma estratégica, sem pressa para absorver os migrantes, tendo aperfeiçoamentos na infraestrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz, etc – e aumento da oferta de empregos.

Qual é a importância da urbanização para o desenvolvimento da sociedade?

A vida urbana permite melhor acesso a hospitais, água tratada, eletricidade e disposição controlada de resíduos urbanos, assim como uma melhor educação e oportunidades de emprego. Para que a urbanização em larga escala aconteça, é necessário energia, muita energia.

Qual a importância da área urbana na organização da sociedade?

Esses espaços concentram grandes populações e são constituídos por casas, prédios e edificações onde as pessoas vivem e também desenvolvem, concomitantemente, diversas atividades associadas ao trabalho e à reprodução do capital, como o comércio, os serviços e a produção industrial.

Quais são as principais características do processo de urbanização?

O processo de urbanização consiste no crescimento das cidades em comparação com o espaço rural em um determinado território, podendo manifestar-se tanto pelo aumento do espaço físico em si quanto pela elevação e concentração da população.

Quais foram os principais motivos que levaram a urbanização?

A urbanização brasileira foi motivada, principalmente, pelas péssimas condições de vida na zona rural brasileira. A miséria da vida no campo e o início do processo de industrialização do país, motivaram massas de trabalhadores rurais a migrarem para a cidade em busca de melhores condições de vida.

Quais foram as principais mudanças sociais ocorridas no período da urbanização?

Uma das maiores mudanças causadas pela urbanização brasileira foi a inversão da proporção entre a população urbana e a população rural. No ano de 1970, o número de pessoas vivendo nas cidades ultrapassou o número de moradores do campo em escala nacional, e a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana.

Como a urbanização afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades?

a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.

Quais são os fatores que contribuíram para o processo de urbanização?

Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.

Quais são as principais causas do processo de urbanização?

A urbanização é marcada pela mecanização do campo e pelo processo de industrialização das cidades, que gera mais empregos na área urbana. Diante desse contexto, a principal causa da urbanização é a saída da população rural do campo rumo às cidades em busca de melhores condições de vida.

Quais são os principais problemas causados pela urbanização?

Entre os principais problemas da urbanização estão a superlotação, poluição visual, poluição sonora, poluição do ar, poluição da água, poluição do solo, falta de espaços verdes e de infraestrutura adequada, especulação imobiliária, gentrificação (processo de expulsão de pessoas pertencentes às classes mais baixas) e …

Quais são as principais causas das mudanças sociais?

Entre os fatores que possibilitam que a mudança social aconteça estão o desenvolvimento de tecnologias, as guerras, as revoluções, o crescimento populacional e os desastres naturais. Observe que, de acordo com o motivador da mudança, ela poderá ser drástica ou se desenvolver no decorrer de um longo processo.

Quais são as principais mudanças sociais?

Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais.

Quais são os principais problemas sociais que ocorrem no espaço urbano?

Os problemas sociais urbanos abrangem todos os dilemas estruturais, próprios das cidades. Falta de emprego, moradia precária, violência, pouca acessibilidade, baixo acesso aos centros de saúde, transporte coletivo sucateado e situações semelhantes são os principais exemplos.

Quais são os principais problemas sociais causados pela urbanização?

Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.