junho 15, 2024

O que é Fusionismo na literatura barroca?

Fusionismo. É uma espécie de alquimia dos contrários, visa a transformar toda diferença em oposição, toda oposição em simetria e toda simetria em identidade. O diferente torna-se idêntico, o outro torna-se o mesmo, como a imagem refletida no espelho, que contém em si o idêntico e o diferente, a igualdade invertida.
Em cache

O que é Feismo no barroco?

Feísmo: No Barroco encontramos uma atração por cenas trágicas, por aspectos cruéis, dolorosos e grotescos. As imagens frequentemente são deformadas pelo exagero de detalhes. Há nesse momento uma ruptura com a harmonia, com o equilíbrio e a sobriedade clássica.

Quais são as principais características da literatura barroca?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.
Em cache

Quais as 4 principais características do barroco?

As principais características do Barroco

Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O que é o Fusionismo?

Fusionismo é uma filosofia praticada por wikipedistas que acreditam que temas menores devem ser incorporados ao artigo principal pertinente(s). Os usuários que aderem a esta filosofia são chamados fusionistas e se opõem a separatistas que tendem a subdividir tópicos menores separados de seus próprios artigos.

O que é Fusionismo na literatura?

Veja algumas das características mais marcantes da literatura barroca: Fusionismo: a busca incessante pela união entre os opostos (razão x fé) leva os escritores a utilizarem figuram de linguagem como antíteses e paradoxos. Utilização de imagens que simbolizam a indefinição e o contraste, como o crepúsculo e a aurora.

O que quer dizer o termo Fusionismo?

Fusionismo é uma filosofia praticada por wikipedistas que acreditam que temas menores devem ser incorporados ao artigo principal pertinente(s). Os usuários que aderem a esta filosofia são chamados fusionistas e se opõem a separatistas que tendem a subdividir tópicos menores separados de seus próprios artigos.

Quais são as 3 características do Barroco?

cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias. contraste, como verificamos na utilização de antíteses e paradoxos.

Quais são os estilos do Barroco?

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

O que o barroco defende?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

O que o barroco criticava?

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Quais são as 4 principais características do barroco no Brasil?

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Qual era o principal foco das obras barrocas?

Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.

Quais são os dois estilos do Barroco?

Vertentes literárias do estilo Barroco

Cultismo e conceptismo foram estilos literários do Barroco, Movimento da Literatura Brasileira que se iniciou nos anos 1600. Embora tenham se desenvolvido no mesmo período, cada um deles tinha uma linha de pensamento e características diferentes.

Quais são os pilares do Barroco na literatura?

Muitos historiadores costumam dividir a literatura do Barroco em duas tendências : o conceptismo e o cultismo.

Quais são as duas correntes do Barroco?

São duas as principais correntes do Barroco: Cultismo e Conceptismo. A primeira predomina na poesia, caracterizando-se pela elaboração rebuscada da linguagem.

Qual é o principal objetivo do barroco?

Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.

Quais são os estilos do barroco?

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias".