Porque tem que tirar o freio da boca?
Tudo sobre a frenectomia labial superior
O freio que limita algum movimento do lábio superior ultrapassa a região original, causando separação nos dentes (diastema) ou, até mesmo, traz alterações na fonação. Ele precisa ser removido a fim de eliminar prejuízos para a estética e o movimento oral do indivíduo.
Em cache
Qual a função do freio na boca?
O freio labial é uma dobra da mucosa que liga a bochecha e o lábio à gengiva e à mucosa alveolar. Suas principais funções são promover a estabilização na linha média, limitar os movimentos do lábio e impedir a exposição excessiva do tecido gengival.
Em cache
O que acontece se romper o freio da boca?
“O ideal é a pessoa procurar o dentista para avaliar o que esse dano pode causar, pois, uma vez rompido, o freio pode acarretar inflamação, infecção e outros problemas maiores”, diz a especialista.
É normal ter freio labial?
É normal ter freio labial? Todas as pessoas têm freio labial, logo isso é perfeitamente normal. O que acontece é que alguns indivíduos possuem o frênulo muito avantajado e isso pode ocasionar problemas, como anteriormente mencionado.
Em cache
Qual a melhor idade para fazer frenectomia?
A frenectomia lingual pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente seja encaminhado a um odontopediatra, para que uma avaliação mais profunda seja realizada juntamente com uma equipe multidisciplinar.
Como fica a boca depois da frenectomia?
O que acontece após a frenectomia? Em muitos casos, a dor e o inchaço no pós-operatório são mínimos, e a função dos lábios e da língua do paciente é normal. Muitos quase não percebem os efeitos da cirurgia. Alguns pacientes comparam o procedimento a uma "queimadura de pizza" dentro e ao redor da boca.
Quando remover o freio labial?
Frenectomia labial:
Motivos estéticos, principalmente nas situações de sorriso alto, ou seja, quando a pessoa expõe, ao sorrir, uma maior porção de gengiva ântero/superior, o chamado sorriso gengival; Alterações da fonética (normalmente associadas à presença de um diastema de grande dimensão);
Quando remover freio labial?
Quem precisa de frenectomia?
- alteração na fala;
- presença de espaço entre os dentes;
- transbordamento excessivo do freio na região labial;
- dificuldade para engolir;
- dificuldade para mastigar;
- dificuldade para higienização diária, que pode resultar na doença periodontal;
- gengiva muito aparente ao sorrir.
Como se tira o freio da boca?
A técnica pode ser realizada por meio de bisturi manual, bisturi elétrico (eletrocautérico) e com o uso de laser. A operação convencional consiste em pequenas incisões feitas com bisturi ou sucções do freio com o intuito de remover a membrana fibrosa de maneira total ou parcial.
Quando cortar o freio labial?
A frenectomia é uma cirurgia que deve ser realizada quando o freio ou frênulo lingual apresenta uma anomalia e dificulta os movimentos da língua, impedindo o correto aleitamento e trazendo problemas de dicção.
O que acontece se não fizer frenectomia?
Como dito, essa é uma cirurgia delicada, porém é pequena, logo, não oferece grandes riscos para o bebê. Sem falar que a não realização pode dificultar a amamentação e, consequentemente, o desenvolvimento da criança.
Quais os riscos de uma frenectomia?
O principal perigo de uma frenectomia é que a boca cura muito rápido. Essa condição causa uma recolocação prematura na língua ou mesmo no local dos lábios.
Quais os riscos de uma cirurgia de frenectomia?
O principal perigo de uma frenectomia é que a boca cura muito rápido. Essa condição causa uma recolocação prematura na língua ou mesmo no local dos lábios.
Quanto custa uma cirurgia para tirar o freio labial?
De qualquer forma, os valores podem oscilar de R$ 200,00 a R$ 800,00.
É necessário remover o freio?
Se o freio incomoda, seja por dor ou mesmo por estética, o melhor é retirá-lo com uma cirurgia simples que pode ser feita no consultório. Porém, não há indicação formal de cirurgia, ou seja, depende da vontade do paciente.
O que acontece se cortar o freio curto?
O Frênulo curto, como o próprio nome já diz, refere-se ao encurtamento do freio peniano que pode criar uma tensão anormal quando o pênis entra em estado de ereção. Dependendo da pressão sofrida nessa região, é possível que o frênulo se rompa, causando dor e sangramento.
Qual a melhor idade para fazer a frenectomia?
Normalmente ocorre entre 5 e 6 anos de idade ou conforme indicação conjunta do pediatra , fonoaudiólogo e odontólogo. No planejamento cirúrgico deve-se observar o cuidado para não lesar as carúnculas sublinguais na região do soalho bocal.
Qual a idade ideal para fazer a frenectomia?
Não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia, a indicação irá depender da perturbação que o frênulo está provocando. Quando o frênulo limita os movimentos linguais, a intervenção deve ser feita o quanto antes. Em alguns casos, pode ser realizado até mesmo em crianças menores de dois anos.