O que é Eros e Tanatos?
Eros e Tânatos são os dois arquétipos ou princípios opostos da vida humana, sendo Eros o princípio da vida e Tânatos o princípio da morte. Em suma, Eros é visto como o deus do amor e da criação, enquanto Tânatos é visto como o deus da morte e do destino.
O que é pulsão de morte para Freud?
Por outro lado, aquelas que levavam à estagnação era a grande novidade da proposta, e Freud as nomeou Pulsões de Morte. Estas eram descritas como as que buscariam a paz, ou seja, a ausência de estimulação no organismo (Freud, 1920/1996b).
O que é pulsão para a psicanálise?
O conceito de pulsão permite-nos, portanto, compreender os fenômenos psíquicos pulsionais como aqueles que representam, no sentido de estar no lugar de outra coisa. Isto é, a pulsão seria a representante dos estímulos corporais no psiquismo.
Quais os tipos de pulsões?
As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.
Qual o conceito de Eros?
No grego, o termo “Eros” significa “desejar com muito amor”. Os termos “erótico” e “erotismo” têm origem no nome desse deus. Na psicanálise, Eros representa o desejo sexual e a paixão. Erotes são os filhos alados de Afrodite: Eros, Anteros, Pothos e Himeros.
Qual era a função de Eros?
Eros, o deus grego do amor e do desejo, conhecido na mitologia romana como Cupido, é filho de Afrodite e de um dos prováveis deuses: Ares, ou Hermes, ou Zeus.
Quais as duas pulsões que segundo Freud seria básica no ser humano?
A pulsão de vida é aquela que faz o ser humano desenvolver, é o seu desejo de viver, a sua sublimação* enquanto ser. Já a pulsão de morte tende a inércia, são os desejos destrutivos do ser humano, que o levam a regredir.
Qual é o destino da pulsão?
Nessa direção, Freud (1915) define quatro destinos possíveis para a pulsão: 1- Reversão ao seu oposto, o qual é desdobrado a partir de duas operações: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo; 2- Retorno ao próprio eu; 3- Recalque; e 4- Sublimação.
Quais são os três termos da psicanálise?
Quais os três usos do termo Psicanálise?
- 1° uso: Um estudo sobre o ser humano.
- 2° uso: Análise da ciência e cultura.
- 3° uso: Método de análise e terapia do sujeito/paciente.
- Análise imutável da realidade.
- Determinante, mas não limitante.
- Benefícios da terapia. …
- Aplicação e transformação.
Qual a diferença entre instinto e pulsão?
O instinto, portanto, é a força que inicia a NECESSIDADE de uma ação. Sem predeterminar qual ação em particular e qual é a força dessa ação. Já a pulsão, terá aspectos mentais, como um impulso, um desejo.
Qual a moral da história de Eros e Psiquê?
O mito de Eros e Psique revela algumas lições importantes a se aprender dentro do relacionamento. Uma das mais importantes é a confiança, usando disso para se estabelecer ao lado de quem amamos. Sem contar também o valor do perdão quando ele se mostrar merecido de tal entregar.
O que é Eros na psicologia?
O propósito de Eros é reunir indivíduos em uma grande unidade, diz Freud. Para tal, os homens devem estar interligados libidinalmente. Eros é pulsão de vida e divide o mundo com a pulsão de morte. Na tensão entre elas segue o homem com o objetivo de ser feliz.
Qual a frase mais famosa de Freud?
“O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.” “Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.” “Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.” “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.”
Quais são as 4 ideias de Freud?
Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Quais são os 4 elementos da pulsão?
Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.
Quais são os 4 destinos da pulsão?
Nessa direção, Freud (1915) define quatro destinos possíveis para a pulsão: 1- Reversão ao seu oposto, o qual é desdobrado a partir de duas operações: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo; 2- Retorno ao próprio eu; 3- Recalque; e 4– Sublimação.
Quais são os 4 pilares da psicanálise?
é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Quais são as 5 fases de Freud?
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.