Como são feitos os desenhos de cordel?
Esses desenhos são feitos usando, principalmente, a técnica da xilogravura. Nesse método, as figuras são feitas a partir do entalhe de uma matriz de madeira, que recebe uma fina camada de tinta e depois é "carimbada" no papel, transferindo assim o desenho.
O que é cordel na arte?
A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.
Como funciona a técnica do cordel?
A técnica consiste em entalhar um desenho na madeira com auxílio de objeto cortante (goiva) e depois com um rolinho de borracha passado na tinta, passar sobre a madeira (matriz). Em seguida, a parte em que fica a gravura é colocada em contato com o papel.
O que é um cordel e como fazer?
O que é cordel? É um texto poético escrito com métrica e com rimas soantes (perfeitas). Sua contagem de sílabas tem forte influência na oralidade, pois é feito para ser cantado ou declamado.
O que é cordel e quais são as suas características?
É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal. Também chamada de literatura popular em verso, essa tradição se popularizou no final do século XIX, quando tais poesias passaram a ser impressas em folhetos e vendidas em feiras.
Quais os principais temas de um cordel?
Temática: a literatura de cordel tende a abordar lendas, religiosidades e fatos históricos, mas suas temáticas são as mais diversas. Desde acontecimentos do cotidiano e a vida do povo sertanejo, até grandes romances e acontecimentos da história do Brasil.
O que é um cordel na escola?
Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.
O que um cordel tem?
Estilo muito popular na Literatura de Cordel. Um dos mais fáceis. Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar.
Qual é o tema central do cordel?
O cordel percorre a imponência das rochas sedimentares que caracterizam a região, retratando cenas simples do cotidiano, como as lavadeiras, e abordando episódios marcantes, como a era do garimpo e as disputas políticas entre os coronéis locais.
Qual é a estrutura de um cordel?
Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
O que é cordel na escola?
Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.
O que é um cordel escolar?
A literatura de cordel é uma literatura composta por narrativas impressas em livretos ou folhetos. As histórias desse tipo de literatura apresentam caráter popular e folclórico. Elas são escritas em forma de versos e possuem uma estrutura caracterizada pela rima, métrica e oração (enredo).
Quais são os tipos de cordel?
Aqui está uma lista com exemplos da Literatura de Cordel que você deve conhecer: O poeta da roça – Patativa do Assaré Ai se sesse – Zé da Luz. A peleja do cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns – Firmino Teixeira do Amaral.
Quantas linhas tem que ter o cordel?
Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.
Como se faz um cordel passo a passo?
Para que possamos produzir um folheto de cordel corretamente temos que aprender sobre:
- rima: pobre, rica, rara e, especialmente, sobre rima consoante ou soante;
- as estrofes mais usadas (quadra, sextilha, septilha ou setilha, décima);
- oração (a história com início, meio e fim);
O que é cordel simples?
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.
Qual foi a origem do cordel?
De origem portuguesa, a literatura de cordel começou com o Trovadorismo medieval, por volta do século XII. Os trovadores cantavam e espalhavam histórias para a população que, na época, era em grande parte analfabeta, mas acabava tendo acesso às histórias por meio dessas canções.
O que precisa ter em um cordel?
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.