julho 22, 2024

O que se define etnografia?

De forma geral, a etnografia é uma metodologia ou uma prática de pesquisa da área do conhecimento das Ciências Sociais, que parte principalmente da Antropologia. O foco da etnografia é estudar a cultura de um povo e o comportamento de grupos sociais específicos.

O que é etnografia exemplos?

A metodologia etnográfica é um método de pesquisa utilizado por pesquisadores que consiste em conhecer profundamente uma determinada realidade cultural. Para isso, o pesquisador imerge na cultura que pretende estudar e examina o grupo que ali vive, compilando todas as informações na pesquisa etnográfica.

Qual é o objetivo da etnografia?

Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.

Qual o conceito de cultura e etnografia?

Resumo: A etnografia é uma metodologia emprestada da Antropologia Cultural que tem ajudado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a entender outras culturas. Dando voz aos habitantes do local da pesquisa ela busca compreender, através da visão de mundo deles e de suas experiências.
Em cache

Quais são os tipos de etnografia?

Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.

Como é feita a etnografia?

A pesquisa etnográfica é o processo de estudo de um determinado grupo social. É através da coleta de dados e das observações realizadas durante o período de pesquisa que serão definidas as características etnográficas da população.

Quais as principais características da etnografia?

As características principais da Etnografia são: a observação participante, a entrevista intensiva e a análise de documentos; o pesquisador como instrumento principal na coleta e na análise dos dados; ênfase no processo e não nos resultados; preocupação com o significado e a descrição e indução.

Quem criou o conceito de etnografia?

Entretanto, o primeiro a formular a etnografia como método foi Bronislaw Malinowski, bem mais tarde, na referida introdução dos Argonautas (1922).

Quais são os princípios do método etnográfico?

O método etnográfico

Holístico: relativo a um retrato detalhado do povo em estudo; Multifatorial: relativo à condução de uso de técnicas para a coleta de dados; Pesquisa de campo: relativo a onde tudo acontece, ou seja, o local respectivo em que esse povo convive e socializa.

Qual o método mais frequente utilizado na etnografia?

A observação participante é a principal ferramenta de análise etnográfica.

Quais são os dois tipos de etnografia?

Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.