julho 24, 2024

O que é o meso Hi-lo?

A mesogleia (ou meso-hilo) é uma matriz extracelular gelatinosa encontrada em cnidários e ctenóforos. Ela está presente entre o epitélio externo, a epiderme e o epitélio interno – a gastroderme, que reveste o celêntero desses animais.

Quais as principais estruturas corporais dos poríferos e suas funções?

A estrutura corporal dos poríferos pode se assemelhar a um cilindro, barril, vaso ou tubo, contendo em seu interior uma cavidade chamada de átrio ou espongiocele. Na parte oposta à base, encontra-se uma abertura para o meio externo chamada de ósculo, por onde saem os materiais absorvidos.
Em cache

Quais as três camadas que formam o corpo das esponjas?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

Quais são os tipos celulares das esponjas e qual é a função de cada tipo?

PINACÓCITOS – células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS – células flageladas. ESPONGIOBLASTOS – originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).
Em cache

Qual é a função dos coanócitos?

São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

Como a esponja se alimenta?

Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros.

Qual é a função das espículas?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.

Qual é a função do Porócito?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.

Qual a função das espículas?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Qual é o tipo de esponja é mais eficiente na filtração?

Com base no trabalho concluiu-se que a esponja cinza apresentou maior eficiência para a filtração de 70% de compressão, com valores satisfatórios para uma porosidade bem elevada.

Qual é o tipo de esponja mais eficiente na filtração?

Com base no trabalho concluiu-se que a esponja cinza apresentou maior eficiência para a filtração de 70% de compressão, com valores satisfatórios para uma porosidade bem elevada.

Qual é a função do cnidoblastos?

Possuem cnidoblastos: células que auxiliam na defesa destes animais contra seus predadores e, também, na captura de suas presas. Estas contêm nematocistos, capazes de penetrar na pele da vítima e liberar uma substância urticante.

Que células são responsáveis por gerar o fluxo de água?

c) – Coanócitos – geram o fluxo de água que irá carrear o alimento e oxigênio, por meio de batimentos de seus flagelos. Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos.

Qual a principal função da esponja?

A importância das esponjas

As esponjas apresentam tanto importância para o meio ambiente, quanto para o homem. No meio ambiente, são importantes por estabelecerem relações com micro-organismos e por participarem da cadeia alimentar. Elas também são usadas como abrigo por várias espécies aquáticas.

O que a esponja produz?

Algumas esponjas, por exemplo, produzem compostos que apresentam potencial antibacteriano e anti-inflamatório. Atualmente vários estudos são realizados também para testar compostos produzidos por esses animais que apresentam ação importante contra células cancerígenas.

Para que serve a esponja azul?

Esponja Não Risca: Ideal para a limpeza de superfícies antiaderentes e delicadas como vidros, aço inox, acrílicos e superfícies polidas em geral. Normalmente são encontradas na cor azul.

Quais os tipos de espículas?

Os formatos da espícula podem ser variados, possuindo, nas pontas, formato de: ganchos; arredondados; e pontiagudos como agulhas. As espículas são secretadas pelos esclerócitos – células que estão contidas no meso-hilo (ou mesogleia).

O que é o átrio ou espongiocele?

a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo.