junho 18, 2024

Qual a função da artéria mesentérica inferior?

A artéria mesentérica inferior tem origem na aorta abdominal, vários centímetros acima de sua bifurcação (nas artérias ilíacas comuns). É responsável pela irrigação sangüínea do intestino grosso, exceto de sua parte inicial (irrigado pela artéria mesentérica superior).

Onde fica a veia mesentérica inferior?

Já a veia mesentérica inferior drena o reto, cólon descendente e sigmoide. Inicia-se no reto através da veia retal superior, participando do plexo sacral. Ao ascender, cruza os vasos ilíacos comuns e se torna a veia mesentérica inferior, que se situa à esquerda da artéria homônima.

O que é veia mesentérica inferior?

Veia ímpar que nasce nas veias retais superiores e que vai desembocar na veia esplénica, após contribuir para a formação da veia porta.

O que significa a palavra mesentério?

As artérias mesentéricas são responsáveis pela nutrição dos intestinos (delgado e grosso) e das visceras abdominais (fígado, baço, pâncreas), sendo as principais em número de 3 (tronco celíaco, mesentérica superior e mesentérica inferior), todas com origem na aorta abdominal.
Em cache

Quais os sintomas da trombose mesentérica?

Quando acomete apenas a mucosa, o paciente tende a apresentar dor e distensão abdominal, náuseas, diarreias e vômitos. Ainda, quando há a invasão transmural, os sintomas se intensificam, podendo levar à necrose e hemorragia gastrointestinal, inflamação e perfuração, elevando a dor.

Qual é a principal causa da isquemia mesentérica?

As principais causas de isquemia mesentérica crónica são: aterosclerose (mais frequente- 90% dos casos), vasculites, lúpus sistémico, doença de Buerger, displasia fibromuscular, dissecções e drogas como cocaína. A aterosclerose consiste na oclusão das artérias provocadas por placas de aterosclerose (placas de gordura).

Onde se localiza o mesentério?

O mesentério é localizado na região interna do abdômen, iniciando atrás do intestino e estendendo-se sobre todo o intestino. Esse órgão fica dentro do peritônio, é uma membrana que reveste os órgãos do abdômen.

O que causa inflamação no mesentério?

A adenite mesentérica é geralmente desencadeada após infecções virais, mas também pode surgir após infecções bacterianas, sendo os microrganismos mais comumente detectados a Yersinia pseudotuberculosis e a Yersiniaenterocolítica.

Qual é a função do mesentério?

O mesentério apresenta a função de manter os intestinos no local adequado. Essa estrutura mantém as alças intestinais conectadas à parede interna da cavidade abdominal, garantindo a fixação, mas permite também a contração e relaxamento das alças.

Qual exame detecta trombose no intestino?

Diagnóstico de trombose venosa mesentérica

Normalmente, uma tomografia computadorizada é realizada. Este teste usa raios X para criar imagens transversais do abdômen.

O que pode causar trombose mesentérica?

Como é causada? A obstrução das artérias mesentéricas ocorre, principalmente, em consequência da formação de placas de gordura (aterosclerose). Nesses casos, os fatores de risco mais comuns são tabagismo, hipertensão arterial e dislipidemia.

Qual o tratamento para isquemia mesentérica?

O tratamento é por embolectomia, revascularização dos segmentos viáveis ou ressecção; às vezes, terapia com vasodilatadores é eficaz. A mortalidade é alta. (Ver também Dor abdominal aguda. A dor abdominal aguda e intensa, entretanto, é quase sempre um sintoma de doença intra-abdominal.

Quais os sintomas da isquemia mesentérica?

A tríade clássica de sintomas consiste em dor abdominal, febre e sangue nas fezes, mas afeta apenas um terço dos pacientes no momento da apresentação. Náuseas e vômitos estão presentes em 75% dos casos. Distensão abdominal e sangramento gastrintestinal são os sintomas iniciais em mais de 25% dos pacientes.

Como desinflamar o mesentério?

A paniculite mesentérica tende a resolver-se espontaneamente. O tratamento é reservado para casos sintomáticos e inclui algumas drogas como corticoides, talidomida, ciclofosfamida, progesterona, colchicina e azatioprina.

O que o mesentério faz?

O mesentério apresenta a função de manter os intestinos no local adequado. Essa estrutura mantém as alças intestinais conectadas à parede interna da cavidade abdominal, garantindo a fixação, mas permite também a contração e relaxamento das alças.

O que é inflamação do mesentério?

A paniculite mesentérica constitui uma condição rara de etiologia não totalmente conhecida, que afeta o tecido adiposo do mesentério do intestino delgado. Acomete geralmente pacientes do sexo masculino, entre a 6ª e a 7ª décadas de vida. A doença cursa com sintomas gastrointestinais e sistêmicos inespecíficos.

O que causa trombose mesentérica?

A Trombose Venosa Mesentérica (TVM) caracteriza-se pela isquemia da veia mesentérica superior (95% dos casos), na qual um trombo obstrui a veia em questão, sendo esta localizada anteriormente à 3ª porção do duodeno, e posteriormente ao pâncreas.

O que a isquemia intestinal pode causar?

A isquemia mesentérica aguda é o súbito bloqueio do fluxo sanguíneo a uma parte do intestino, que pode vir a causar gangrena e perfuração (punção). Uma dor abdominal grave surge abruptamente.