O que é meio Técnico-científico informacional Segundo Milton Santos?
O meio técnico-científico-informacional é um meio geográfico onde o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação. […] é a nova cara do espaço e do tempo (SANTOS, 2013, p. 41).
Em cache
O que é o meio técnico e Meio Técnico-científico informacional?
O meio técnico é o meio modificado pelos seres humanos, porém sem tanta inserção de tecnologia, como ocorreu na I Revolução Industrial. Já o meio tecno-científico representa a atual etapa da evolução humana, com o sistema de produção capitalista em seu auge, unindo a técnica e a ciência.
O que representa o meio Técnico-científico informasse o Now?
Ele representa, sobretudo, o período que se manifestou de maneira mais acabada a partir dos anos 1970 como consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico–Científica-Informacional.
Qual é a teoria de Milton Santos?
Um dos conceitos mais difundidos e explorados por esse geógrafo foi a noção de “meio técnico-científico informacional”, que seria a transformação do espaço natural realizada pelo homem através do uso das técnicas, que difundiram graças ao processo de globalização e a propagação de novas tecnologias.
O que é meio Técnico-científico informacional exemplos?
De acordo com a divisão apresentada pelo geógrafo Milton Santos, o meio técnico científico informacional corresponde à atual etapa do sistema capitalista, no que diz respeito a transformação do espaço geográfico e meios de produção. Corresponderia à Terceira Revolução Industrial.
Qual o papel do meio Técnico-científico informacional na globalização?
O meio técnico–científico–informacional é a cara geográfica da globalização. A diferença, ante as formas anteriores do meio geográfico, vem da lógica global que acaba por se impor a todos os territórios e a cada território como um todo.
O que é meio técnico-científico informacional exemplos?
As transformações do meio causadas pelo surgimento de novas tecnologias da informação e pelo avanço da técnica e da ciência originaram o meio técnico–científico–informacional. O meio técnico–científico–informacional é o atual estágio de desenvolvimento do meio geográfico.
Qual a importância do meio técnico-científico informacional?
Resumo: O meio técnico–científico–informacional se difunde pelo território brasileiro a partir da década de 1970, sendo os espaços produzidos a partir da técnica, da ciência e da informação. Concomitantemente a este processo espacial verifica-se uma difusão da violência e do medo nas cidades de pequeno e médio porte.
Qual o objetivo do meio Técnico-científico informacional?
O meio técnico-científico-informacional inicia-se na década de 1970; é caracterizado pela aplicação da ciência à técnica, por isto meio técnico científico; mas este meio, estas técnicas são impregnadas de informação e transmitem, acumulam informação, por isto meio técnico- científico-informacional.
Quais são as 3 formas de globalização definidas por Milton Santos?
No filme, Milton Santos ressalta as três faces da globalização: A primeira seria o mundo tal como nos fazem vê- lo: a globalização como fábula; a segunda seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e a terceira, o mundo tal como ele pode ser: uma outra globalização.
O que é o meio técnico?
O meio técnico foi o estágio intermediário das sociedades humanas na transformação do espaço geográfico. Nesse momento, houve o início do emprego da técnica, especialmente em processos como a industrialização e a urbanização, que contribuíram de maneira decisiva para o desenvolvimento das atividades produtivas.
Qual o principal marco do meio técnico-científico informacional?
A Terceira Revolução ou Revolução Técnico–científico–informacional tem como base primordial a informação. Essa está ligada ao conhecimento de inúmeras ciências que, com o objetivo de atender os interesses econômicos, estão à disposição dos donos dos meios de produção.
Quais são as principais características do meio técnico e do meio técnico-científico?
Resposta: O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo. O meio técnico–científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico..
Como surgiu o meio técnico-científico informacional?
O advento do meio técnico-científico-informacional se deu após a Segunda Guerra Mundial e é caracterizado pela utilização de modernas tecnologias. No Brasil, o meio técnico-científico-informacional se efetivou somente na década de 1970 e teve grande influência no processo produtivo.
Qual a proposta de Milton Santos para uma nova globalização?
Como já citamos Milton Santos considera a existência de pelo menos três mundos num só. O entendimento de como seriam esses mundos passa pela compreensão do que é a globalização, e, por isso o autor identifica os mundos de acordo com a percepção, com a realidade e com a possibilidade.
Qual foi o legado deixado por Milton Santos?
Milton Santos foi um dos maiores pensadores da geografia. O seu arcabouço teórico e metodológico foi capaz de direcionar a geografia brasileira e mundial, demonstrando o papel ativo do espaço geográfico. Ousado, criativo, inquisidor e independente refugava dogmas e preceitos estabelecidos.
Para que serve o meio Técnico-científico?
A tecnologia e a informação se tornarão a base da vida social, ou, em outras palavras, o meio técnico–científico informacional é um meio geográfico no qual o território inclui, obrigatoriamente, ciência, tecnologia e informação.
Qual a importância do meio Técnico-científico informacional?
Resumo: O meio técnico–científico–informacional se difunde pelo território brasileiro a partir da década de 1970, sendo os espaços produzidos a partir da técnica, da ciência e da informação. Concomitantemente a este processo espacial verifica-se uma difusão da violência e do medo nas cidades de pequeno e médio porte.