O que é MAV de face?
A MAV é uma doença que afeta o cérebro e, dependendo da área afetada, podem haver uma consequências. Ela pode acontecer na parte de trás e afetar a visão, pode ser na parte da frente e o sintoma ser comportamental”, alerta Dr. Marcus Alexandre Rotta, neurocirurgião endovascular do HCor.
Em cache
O que a MAV pode causar?
Durante o tempo em que ficou internada, viu pessoas que tiveram um lado do corpo paralisado e com dificuldade para ler e escrever. Isso porque, a depender da MAV, pode ocorrer déficit neurológico. “Quando a MAV está em alguma área importante do cérebro, há risco de afetar a fala ou o movimento de algum membro.
Como tirar MAV?
Tradicionalmente, as MAVs podem ser tratadas de três diferentes formas: com cirurgias abertas onde abre-se o crânio do paciente para realizar a dissecção cerebral e retirar a malformação em bloco; com radiocirurgia, em que são emitidas altas doses de radiação concentradas na malformação arteriovenosa para induzir o seu …
Em cache
Como surge a MAV?
As malformações arteriovenosas ( conhecidas como “MAV”) surgem provavelmente por um desvio do desenvolvimento normal dos vasos do sistema nervoso.
Em cache
Quais os tipos de MAV?
Existem 2 grupos de malformação arteriovenosa, que se classificam em: as que sangram, quando o paciente tem hemorragia, AVC (devido a ruptura de arteriovenosa com malformação), aneurisma venoso ou arterial; as que apresentam sintomas sem sangramento, somente convulsões, deficiência neurológica, cefaleia e afins.
Qual exame detecta MAV?
Muitas MAVs no cérebro podem ser detectadas por: Tomografia computadorizada (TC), realizada depois que um agente de contraste radiopaco (que pode ser visto em radiografias) é injetado em uma veia para tornar o aneurisma visível na radiografia. Ressonância magnética. Angiografia por ressonância magnética.
Quanto tempo dura uma cirurgia de MAV?
O tratamento de uma MAV inclui (dependendo do tamanho) mais de uma sessão de embolizações espaçadas classicamente entre 2 a 3 meses. Cada sessão é realizada durante uma internação hospitalar, que dura em média 3 dias.