julho 21, 2024

O que é Dieulafoy?

A lesao de Dieulafoy é uma causa rara de hemorragia gastrintestinal maciça e recorrente, extremamente difícil de diagnosticar. O sangramento decorre da ruptura de artéria calibrosa anormal, geralmente situada no centro de erosao superficial, circundada por mucosa de aspecto normal.
Em cache

Quais são as causas da hemorragia digestiva baixa?

Dentre as principais causas de hemorragias baixas podemos destacar: doença diverticular dos cólons, angiodisplasias, colite isquêmica, doenças anorretais, doença inflamatória intestinal, pólipos intestinais, câncer colorretal, proctite actínica (lesões ao reto induzidas por radioterapia, comuns após o tratamento do …

O que é uma hemorragia digestiva alta?

A Hemorragia digestiva Alta (HDA) é definida como sangramento do trato gastrointestinal que ocorre acima do ligamento de Treitz – que se localiza entre o Duodeno e o Jejuno. Um paciente com suspeita de HDA apresenta-se ao pronto-atendimento com queixa de hematêmese e, possivelmente, melena ou enterorragia.

O que é sangramento em Babacão?

Consiste em um sangramento que pode se originar desde o esôfago até o ângulo de Treitz. Esta complicação leva a internações hospitalares prolongadas, além de estar associada à significativa morbidade e mortalidade.

O que é a síndrome de Mallory Weiss?

Uma laceração esofágica (síndrome de Mallory-Weiss) é uma ruptura que não penetra a parede esofágica. A laceração pode ser causada por vômitos violentos. Os sintomas incluem sangue no vômito. O diagnóstico toma por base uma endoscopia digestiva alta.

O que é ectasia de vasos?

Ectasia vascular antral gástrica (estômago em melancia ou GAVE) consiste em grandes veias dilatadas correndo linearmente ao longo do estômago, criando uma aparência de faixas sugestiva de uma melancia. Essa condição ocorre principalmente em mulheres idosas e a etiologia é desconhecida.

É grave hemorragia digestiva?

A hemorragia digestiva não é por si só uma doença mas sim uma manifestação clínica de uma patologia subjacente. Embora na maioria dos casos a hemorragia digestiva se associe a patologias com pouca gravidade, esta pode ser a manifestação de uma doença grave e potencialmente fatal.

Qual a complicação mais grave da hemorragia digestiva?

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é uma complicação grave associada a diversas patologias que acometem o trato gastrointestinal. Muitos pacientes evoluem mal, com prognóstico ruim, apresentando sangramentos maciços e choque que podem conduzir óbito.

Qual a complicação mais grave de hemorragia digestiva?

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é uma complicação grave associada a diversas patologias que acometem o trato gastrointestinal. Muitos pacientes evoluem mal, com prognóstico ruim, apresentando sangramentos maciços e choque que podem conduzir óbito.

Quando um sangramento pode indicar um câncer?

Menstruações muito intensas, sangramento entre os períodos menstruais, além de sangramento durante e após a relação sexual são considerados anormais. Esse tipo de sangramento pode estar associado ao câncer de colo do útero, câncer de útero e mais raramente câncer de ovário.

Quando o sangramento é preocupante?

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

O que é Síndrome de boerhaave?

A Síndrome de Boerhaave é uma doença de manifestação clínica variável, levando muitas vezes a um diagnóstico tardio e à sérias complicações3. A apresentação clínica típica é de dor súbita, de localização torácica ou epigástrica, após episódio de vômito antecedido por um abuso alimentar e ou alcoólico4.

O que é Síndrome de Plummer Vinson?

A síndrome de Plummer-Vinson (SPV), também conhecida como síndrome de Paterson-Kelly ou disfagia sideropênica, é conhecida pela presença da tríade clássica de disfagia cervical, anemia ferropriva e membrana no esôfago superior1= associada glossite atrófica e queilite angular .

Quais os riscos da ectasia?

A ectasia é progressiva, ou seja, a aorta vai dilatando com o passar do tempo. Com isso, a longo prazo, ela pode evoluir para um aneurisma – que também é uma dilatação do vaso, porém de forma localizada e mais acentuada do que na ectasia.

Qual o tratamento para ectasia?

Tratamento das lesões vasculares gastrointestinais

Ectasias vasculares são tratadas com coagulação endoscópica se forem consideradas a causa do sangramento. Clipes endoscópicos podem ser aplicados a algumas lesões.

Qual o tratamento de hemorragia digestiva?

Há duas metas para tratar a pessoa com hemorragia digestiva: Substituir o sangue perdido por líquidos injetados na veia (via intravenosa) e, às vezes, realizar uma transfusão de sangue.

Qual a causa mais comum de hemorragia digestiva?

A principal causa da hemorragia digestiva baixa é a doença diverticular, que pode ser responsável por até 55% dos casos. Em seguida, temos a angiodisplasia como uma causa importante, principalmente nos pacientes acima de 65 anos.

O que é hemorragia digestiva tem cura?

A hemorragia digestiva consiste na perda de sangue através de qualquer ponto do tubo digestivo (esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou canal anal). A hemorragia digestiva não é por si só uma doença mas sim uma manifestação clínica de uma patologia subjacente.