Quais são os alimentos que contêm lectina?
As principais fontes de lectina são:
- Feijão;
- Soja;
- Amendoim;
- Quinoa;
- Arroz;
- Trigo sarraceno;
- Aveia;
- Centeio;
Como eliminar a lectina do corpo?
Na maioria das vezes, a lectina se encontra na casca dos alimentos e é solúvel em água, portanto para diminuir a sua quantidade é importante deixar os ingredientes de molho em água por cerca de 12 horas. Além de ajudar na higienização, essa é uma prática eficaz para diminuir os efeitos das lectinas em seu intestino.
O que a lectina faz no intestino?
São alimentos fontes de vitaminas, minerais, polifenóis e outros antioxidantes essenciais em todos os tipos de cardápio. Além disso, as lectinas não são de todo mal. “Elas estimulam o sistema imunológico quando existe a presença de bactérias nocivas no nosso organismo”, alertou Anielle.
Em cache
Quais os efeitos colaterais da lectina?
Quem deseja usar a lecitina como forma de suplemento alimentar, não deve ultrapassar a quantidade diária de 2 gramas. O consumo excessivo pode levar à efeitos colaterais como náuseas, enjôos, gases e sensação de estufamento abdominal.
Como tirar a lectina do arroz?
A nossa dica é sempre deixar leguminosas, cereais e oleaginosas (o que inclui trigo, aveia, milho, arroz, castanhas, amêndoas e nozes, por exemplo) de molho por pelo menos 12 horas. Depois, basta trocar a água e partir para o preparo.
Como eliminar a lectina do feijão?
Como diminuir a lectina do feijão
Em alguns testes científicos, 18 horas de molho na água foram suficientes para eliminar 100% da substância tóxica da maioria dos feijões, exceto dessas duas variedades.
Porque as lectinas são tóxicas?
Em animais, efeitos tóxicos de lectinas após ingestão oral, podem ser devido a habilidade destas substâncias em ligar-se a sítios receptores específicos na superfície das células intestinais, acarretando interferência não específica na absorção de nutrientes (Liener, 1981).
O que a lectina faz no corpo?
Visto que essa substância não é facilmente digerida organismo, ela pode ser prejudicial à saúde quando consumida em excesso. Dessa forma, pode provocar inchaços, sensação de estufamento, dores estomacais e excesso de gases.
Tem lectina na batata doce?
Outros alimentos que contêm lectinas são: berinjela, lentilhas, pimentas, ervilhas, batata–doce, abobrinha, cenoura, ruibarbo, beterraba, cogumelos, aspargos, nabos, pepinos, abóbora, pimentão e rabanete.
Qual é a fruta que tem lectina?
Também estão presentes em frutas cítricas, como laranjas, limões, romã, uvas, cerejas, maçãs, melancia, banana, mamão, ameixas e groselhas. No entanto, devemos considerar que apenas um terço dos alimentos que ingerimos contêm uma quantidade significativa de lectinas.