julho 22, 2024

O que é coulis na construção civil?

Historicamente, foi empregada inicialmente na construção de “cut-off” de barragens para interceptação de fluxos de infiltração, podendo ser, então preenchida com coulis, que é uma mistura de argila, bentonita e cimento que se torna um material impermeável.
Em cache

O que é uma parede de diafragma?

A parede diafragma é um tipo de sistema de contenção que pode ser moldada ou pré-moldada. Trata-se de um muro vertical de concreto armado cuja espessura pode variar de 30cm a 120cm, essa espessura é definida na fase de elaboração do projeto estrutural, em função dos esforços solicitados no painel.
Em cache

Quando usar Parede-diafragma?

Paredes diafragma são indicadas para áreas de fácil escavação e fundações profundas. As paredes diafragma se destacam pela rápida execução quando comparadas a soluções similares. Podem ser usadas em qualquer tipo de solo, porém são especialmente recomendadas para áreas de fácil escavação e.
Em cache

O que é pastilha na construção civil?

As pastilhas podem ser usadas para decoração de varandas, cozinhas, banheiros, quartos, piscinas e até jardim de invernos. Elas substituem o azulejo, dando um toque charmoso e sofisticado. Como trata-se de um item versátil, normalmente são feitas de diferentes materiais como vidro, cerâmica, porcelana, metal e mármore.

Para que serve a pá na construção civil?

Pá para construção civil: utilizadas para ajuntar ou carregar materiais como terra, areia, argamassa e outros.

O que é uma estaca barrete?

Estacas escavadas ou barretes são estacas executadas de forma circular ou retangular, moldadas in loco e executada com concretagem submersa. Embora relativamente recente (seu desenvolvimento ocorreu no final da década de 60), o processo impactou a técnica de escavações e fundações.

O que é uma viga de coroamento?

Elemento de remate, colocado na parte superior de uma parede ou de um edifício.

O que é a terra armada?

O QUE É A TERRA ARMADA? A terra armada é uma técnica usada para construção e estruturação de muros, essa é um modelo de contenção flexível, comumente associado a aterro selecionado e compactado, itens lineares reforçados submetidos à tração e também elementos modulares fabricados em revestimentos.

Quais são os tipos de pastilhas?

Abaixo você confere os 4 tipos de pastilha de freio mais usados e suas diferenças, além das principais vantagens e desvantagens de cada material.

  1. Pastilha orgânica. …
  2. Pastilha metálica. …
  3. Pastilha semimetálica. …
  4. Pastilha de cerâmica.

Qual é a função da pastilha?

As pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo.

Quais são os tipos de pás?

  • de Concha (39)
  • de Corte (13)
  • Jogo de Pás (2)
  • Pazinha com Cabo (1)
  • para Carvão (5)
  • Anti-Faísca (1)

Para que serve a pá de bico?

Pra quê serve a pá de bico? A Pá Quadrada tem diversas funcionalidades para jardinagem, além de cavar, ela serve também para remover e transportar terra, com a Pá para Jardinagem é possível de se realizar transplantes de plantas.

Qual a diferença entre estaca cravada e escavada?

A grande diferença entre este tipo de estaca e as escavadas é que o fuste é feito pelo processo de cravação e não pelo processo de escavação.

O que é estaca ômega?

Estacas ômega

As screw piles são estacas em que a perfuração é feita por um trado de forma cônica, que perfura o solo como um parafuso, com desloca- mento lateral de solo.

Qual é a diferença entre sapata e bloco de coroamento?

De uma forma geral, os blocos de coroamento tem o dimensionamento de forma análoga ao das sapatas. O que os diferencia é principalmente o fato de o bloco transferir as solicitações para as estacas e tubulões, enquanto a sapata já transmite a carga diretamente ao solo.

Qual é a diferença entre viga e pilar?

As vigas são estruturas horizontais que delimitam a laje, servindo de suporte para a parede. O pilar, por sua vez, é uma estrutura vertical que sustenta as vigas e a laje.

O que é solo envelopado?

O sistema de face de muros solo reforçado em auto-envelopamento é uma tecnologia pioneira de paramento muito usual para obras provisórias e de baixo custo. Pode ser empregado em obras permanentes com associação de revestimento definitivo do envelopamento como concreto projetado, alvenaria de fechamento ou vegetação.

O que é um muro de gravidade?

Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m. Os muros de gravidade podem ser construídos de pedra ou concreto (simples ou armado), gabiões ou ainda, pneus usados.