junho 16, 2024

O que significa ironizou?

verbo transitivo

1. Tornar irónico . 2. Exprimir ou tratar com ironia.

O que é o que é ironia?

Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa.

Como se escrever ironizar?

Significado de Ironizar

verbo intransitivo Desenvolver ou realizar ironia: não sabia ironizar. Etimologia (origem da palavra ironizar). Ironia + izar.
Em cacheSemelhantes

Como se escreve Ironismo?

Significado de Ironismo

substantivo masculino Inclinação para usar (com frequência) a ironia, particularmente, em textos. Etimologia (origem da palavra ironismo). Ironia + ismo.

Qual é a palavra primitiva de paralisar?

O verbo paralisar poderá ter sua origem na palavra grega parálysis ou na palavra francesa paralyser, bem como ser formado por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal -ar à palavra parálise, sinônima de paralisia.

Qual o significado da palavra ultrajou?

1. Ofender a dignidade. 2. Afrontar; difamar; insultar.

Quais são os 3 tipos de ironia?

Existem basicamente três tipos de ironia: oral ou verbal; dramática, teatral ou satírica; de situação.

São exemplos de ironia?

Exemplos de Ironia

  1. Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. …
  2. A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero. …
  3. Eu fico feliz quando ela não atende as minhas ligações. …
  4. Ele estudou tanto que tirou zero na prova. …
  5. Felicidade é trabalhar muito e receber pouco. …
  6. Ele teve uma grande ideia e arruinou a nossa viagem.

Qual o sinônimo de ironizar?

1 criticar, alfinetar, farpar, causticar, farpear, picar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Satirizar: 2 satirizar, ridicularizar, zombar, escarnecer, maldizer, motejar, troçar.

O que é ironia e 3 exemplos?

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola… Parabéns para mim!

Qual é a palavra derivada de liso?

Tendo sua origem na palavra liso, com s, o verbo alisar deverá ser escrito com s. Todas as palavras cognatas de alisar, bem como as formas conjugadas deste verbo deverão ser também escritas com s na segunda sílaba. Exemplos: Palavras da mesma família: alisar, liso, alisamento, alisado, alisador,…

Como é que se escreve pobreza?

A forma correta de escrita da palavra é pobreza. A palavra pobresa está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino pobreza sempre que quisermos referir o estado ou a qualidade de quem é pobre, ou seja, que não tem posses necessárias para a sobrevivência.

O que quer dizer a palavra Frágua?

Significado de Frágua

substantivo feminino Fornalha, forja. [Figurado] Fogo vivo, fogueira. [Figurado] Ardor, calor intenso, amargura.

O que quer dizer a palavra vilipendiado?

Menosprezar; julgar algo ou alguém por baixo; não validar as qualidades de : vilipendiou os parentes; vilipendiava os projetos da filha. Ofender através de palavras, gestos ou ações: alguns manifestantes entraram na prefeitura vilipendiando o prefeito.

Qual é o exemplo de ironia?

Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

O que é uma resposta irônica?

A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.

Como reconhecer a ironia?

A ironia está presente em textos diversos. Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.

Qual é o oposto de ironia?

Já o humor, para ele, é o oposto da ironia: é a seriedade escondida sob o lúdico. Ainda distingue a ironia do humor, ao achar que a ironia é objetiva e se destina para o outro, enquanto que o humor é subjetivo, existindo primariamente só para a própria pessoa" (1).