Qual a definição de peças intercambiáveis?
Peças intercambiáveis são peças (componentes) que são, para fins práticos, idênticos. Eles são feitos de acordo com especificações que garantem que sejam quase idênticos a ponto de se encaixarem em qualquer montagem do mesmo tipo.
O que significa a palavra intercambialidade?
Intercambiável é um termo utilizado para se referir àquilo que se pode intercambiar, trocar. Um medicamento intercambiável, por exemplo, é aquele que pode ser trocado por outro, pois não fará diferença do ponto de vista terapêutico.
O que é intercambialidade na mecânica?
Intercambiabilidade: É a possibilidade de, quando se monta um conjunto mecânico, tomar-se ao acaso, de um lote de peças semelhantes, prontas e verificadas, uma peça qualquer que, montada ao conjunto em questão, sem nenhum ajuste ou usinagem posterior, dará condições para que o sistema mecânico cumpra as funções para as …
Quem criou o conceito de intercambialidade de peças?
A produção de peças intercambiáveis e estandardizada foi desenvolvida nos Estados Unidos da América por Eli Whitney a partir de experimentos e das necessidades em sua fábrica de mosquetes no Condado de New Haven, em Connecticut, Estados Unidos no início do século XIX (GORDON, 1988).
Em cache
Como surgiu o conceito de intercambialidade?
O conceito de intercambiabilidade foi utilizado inicialmente no século XVII na indústria bélica européia e, a partir do início deste século, de forma mais ampla na indústria automobilística por Henry Ford.
O que significa peças e componentes padronizados e intercambiáveis?
O que são equipamentos intercambiáveis? Equipamentos intercambiáveis são peças que, na prática, funcionam de forma idêntica às de uma marca de referência. Eles são produzidos com especificações que garantem que sejam idênticos e que possam ser utilizados em instalações com especificações semelhantes.
Como é feita a intercambialidade?
Como é feita a intercambialidade de medicamentos? A intercambialidade de medicamentos pode ser feita pelo farmacêutico ou por recomendação médica. Se um médico receitar um medicamento referência, por exemplo, na hora da compra o farmacêutico – e somente ele – pode indicar a troca.
Como deve ser feita a intercambialidade?
A legislação vigente prevê a intercambialidade de medicamentos da seguinte maneira:
- Entre medicamento genérico e seu respectivo medicamento de referência; e.
- Entre o medicamento similar e o seu respectivo medicamento de referência, descritos em listas disponíveis no Portal da Anvisa.
Qual a RDC da intercambialidade?
RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 58, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre as medidas a serem adotadas junto à Anvisa pelos titulares de registro de medicamentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência.
O que significa produto padronizado?
De forma bem simples, a padronização é uma uniformização e, quando se trata de um produto, geralmente há um molde físico, assim, todos terão as mesmas especificações. Simplesmente porque esta é a forma mais barata, fácil, segura e confiável da qualidade ser garantida pelo operador.
Quando ocorre a intercambialidade?
Dois medicamentos são intercambiáveis entre si se forem equivalentes terapêuticos de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.
Quando acontece a intercambialidade?
Por lei, a intercambialidade de medicamentos só ocorre entre substâncias que possuem a mesma equivalência farmacêutica, percentual de aproveitamento pelo organismo (biodisponibilidade relativa) e bioequivalência.
Qual a diferença entre padrão e padronização?
Adotar um padrão significa fazer modificações na maneira como a organização trabalha em diferentes setores e departamentos. Padronizar envolve caracterizar cada processo e deixar claro qual o objetivo de cada um.
Quais as vantagens e desvantagens da padronização?
Vantagens e desvantagens da padronização de processos
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos operacionais;
- Aperfeiçoamento dos processos;
- Maior qualidade nas entregas;
- Redução de erros e retrabalhos;
- Diminuição da rotatividade de funcionários;
- Maior satisfação e engajamentos dos colaboradores;
O que é padronização e exemplos?
Padronização é a uniformização de produtos, serviços e atividades. Idealmente, ela é conduzida por moldes que representam a melhor forma de execução de um trabalho, considerando a maneira mais segura, fácil, barata e confiável de um operador garantir a qualidade.
Qual é o objetivo da padronização?
Nesse sentido, a padronização é muito importante porque ela formaliza para os todos os envolvidos qual é a melhor forma de executar um trabalho. Assim, a empresa tem maior garantia de que o serviço executado por um funcionário será, de certa maneira, idêntico ao serviço executado por outro funcionário.
Como padronizar um produto?
A Padronização de Produtos na Prática
Na prática, esse processo pode ser implementado através de uma rotina de inspeções e auditorias com os padrões e limites aceitáveis de cada atributo por produto. Para isso é necessário definir quais os pontos analisar e os critérios quanto a sua frequência.
Qual o objetivo de padronizar?
Padronizar serve para ter a repetibilidade do resultado, com todos fazendo da mesma forma.