julho 25, 2024

O que falar sobre a infância?

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.

O que é a infância?

Portanto, infans refere-se ao indivíduo que ainda não é capaz de falar.
Em cacheSemelhantes

Como resumir a infância?

A infância é a fase da vida que vai desde o nascimento até cerca dos 11 anos de idade de um individuo. É a etapa de grande progresso físico, indicado pelo sucessivo crescimento do peso e da altura da criança, principalmente nos primeiros três anos e no decorrer da puberdade.

Qual é a importância da infância?

A importância da primeira infância

O desenvolvimento psicossocial, cognitivo e das conexões neurais, junto com a consciência da existência de regras são os pontos mais relevantes, exclusivos da primeira infância e fundamentais para a formação da criança e do adulto que será no futuro.

Qual a importância da infância para o desenvolvimento?

As pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral. Os bebês começam muito cedo seu aprendizado sobre o mundo que os cerca, desde os períodos pré-natal, perinatal (imediatamente antes e após o nascimento) e pós-natal.

O que é infância no Brasil?

No Brasil, esta etapa de vida é compreendida como o período entre o nascimento e a adolescência, por volta dos 12 anos.

O que é viver a infância?

A infância é considerada uma fase crucial de desenvolvimento do indivíduo, tanto na estruturação da área física quanto da psíquica e cognitiva. Por isso, tudo o que for vivenciado, experimentado e estimulado nesse momento proporcionará efeitos na vida adulta da pessoa.

Como é que se escreve infância?

A palavra infância deriva do latim “infantia, ae”, com o mesmo sentido.

  1. Sinônimos de Infância. Infância é sinônimo de: puerícia.
  2. Antônimos de Infância. Infância é o contrário de: velhice.
  3. Definição de Infância. Classe gramatical: substantivo feminino. Separação silábica: in-fân-ci-a. Plural: infâncias.

Como é a infância nos dias de hoje?

A criança de hoje é um “nativo digital” porque nasceu nesse contexto tecnológico completamente disponível para ser utilizado por eles e com eles. Desde muito pequenos são convidados a usar a tecnologia para criar, explorar, construir, entreter-se, expressar-se e se comunicar com os outros.

O que é o significado de infantil?

1. De criança; próprio de criança. 2. [Figurado] Inocente, pueril, ingénuo .

Por que a infância é a melhor fase da vida?

A fase da infância tem reservada momentos de muita alegria, aprendizado e absorção. As crianças são como esponjinhas, absorvendo tudo ao seu redor. É a fase da vida em que características de personalidade são armazenadas e que posteriormente refletem nas fases seguintes da vida.

Quais são as principais características da infância?

As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.

O que se desenvolve na infância?

A criança se desenvolve de forma integral nos aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, morais, linguísticos e sociais e esse processo se dá a partir do conhecimento do mundo que a brincadeira proporciona.

O que é infância para sociedade?

A infância é um período da vida que tem uma dinâmica própria, não é só uma fase preparatória para a vida adulta. Falta na sociedade respeito e reconhecimento deste período fundamental na vida de um indivíduo.

Qual a origem da palavra infância?

A palavra infância é originaria do latim infantia, e significa “incapacidade de falar”. Acreditava-se que a criança, antes dos 7 anos, não possuía a habilidade de se comunicar através da fala, de explicitar seus desejos, suas inquietudes, seus sentimentos. Tratava-se de um ser incógnito, sem evidência na sociedade.

Qual a origem do conceito de infância?

Nascimento da concepção de infância

Então, a partir do século XVIII, as crianças começaram a ser reconhecidas em suas particularidades, começaram a possuir um quarto único, alimentação considerada específica e adequada, começaram a ocupar um espaço maior no meio social. Ali nascia a concepção de infância.

Qual a importância da infância para a sociedade?

É na primeira infância que o indivíduo aprende muito e de forma rápida. As crianças absorvem todo o tipo de informação, emoções e experiências que são expostas. É por isso que, mesmo que ela não compreenda 100% determinada situação, os sentimentos e palavras ali inseridos serão incorporados.

Qual é o sinônimo de infância?

Sinônimo de infância

  1. Período da vida até à puberdade: 1 meninice, meninez, puerícia, pequenez.
  2. As crianças: 2 crianças, criançada, garotada, meninada.
  3. O início de algo: 3 início, começo, princípio, nascimento, aurora, iniciação, berço, origem, criação.
  4. Inocência: 4 inocência, ingenuidade, pureza, simplicidade.