junho 23, 2024

O que entendemos sobre infância e adolescência?

Infância é o período de crescimento que vai do nascimento à puberdade, ou seja, do zero aos doze anos de idade. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se como criança a pessoa com até doze anos incompletos, enquanto que entre os doze e dezoito anos encontra-se a adolescência.
Em cacheSemelhantes

Como se define a infância?

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.
Em cache

Qual é o conceito de adolescência?

Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impul- sos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive.

Quais as principais características presentes na passagem da infância para a adolescência?

O isolamento em relação às atividades familiares e sociais, os problemas referentes à imagem corporal, as condutas alimentares inadequadas, a dificuldade para expressar os conflitos e/ou dilemas, os problemas para relacionar-se com o sexo oposto, a resistência às atividades intelectuais, a depressão mascarada com …

Como resumir a infância?

A infância é a fase da vida que vai desde o nascimento até cerca dos 11 anos de idade de um individuo. É a etapa de grande progresso físico, indicado pelo sucessivo crescimento do peso e da altura da criança, principalmente nos primeiros três anos e no decorrer da puberdade.

Quais são as três fases da infância?

As fases do desenvolvimento infantil

Entremeadas durante as três primeiras fases da infância (primeira infância, fase pré-escolar e período de latência) temos as fases de desenvolvimento infantil.

Quais são as principais características da infância?

As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.

Quais são os tipos de adolescência?

Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é o período que vai dos 10 aos 19 anos de idade. Já para efeitos legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil considera crianças as pessoas até 12 anos de idade, e adolescentes as pessoas entre 12 e 18 anos de idade.

Quais são as cinco fases da vida?

Quais são as 5 fases da vida idade? As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Infância, fase adulta e velhice: fases da vida. Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela …

Quais são as três fases da adolescência?

Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:

  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.

Quais são as fases da infância?

As fases do desenvolvimento infantil

Entremeadas durante as três primeiras fases da infância (primeira infância, fase pré-escolar e período de latência) temos as fases de desenvolvimento infantil.

Qual o papel da infância?

A infância. A infância é o período da vida em que o indivíduo começa a sentir, a pensar, a agir e a se relacionar. Pode-se dizer que é a fase da vida quando iniciam os aprendizados e as descobertas. Desde a Antiguidade, vários pensadores buscam entender o significado de infância.

Como é a infância nos dias de hoje?

A criança de hoje é um “nativo digital” porque nasceu nesse contexto tecnológico completamente disponível para ser utilizado por eles e com eles. Desde muito pequenos são convidados a usar a tecnologia para criar, explorar, construir, entreter-se, expressar-se e se comunicar com os outros.

Como é classificada a infância por idade?

Primeira infância: do nascimento aos 3 anos de idade; Segunda infância: dos 3 aos 6 anos; Terceira infância: dos 6 aos 11 anos.

Quais são as quatro fases da infância?

Quais são as etapas do desenvolvimento infantil?

  • Fase 1 – Sensório-motor (nascimento até cerca de 2 anos) …
  • Fase 2 – Pré-operatório (2 a 7 anos de idade) …
  • Fase 3 – Operatório concreto (de 7 a 11 anos) …
  • Fase 4 – Operatório formal (a partir de 11 anos) …
  • Desenvolvimento cognitivo. …
  • Desenvolvimento afetivo. …
  • Desenvolvimento físico.

Quais são as principais diferenças entre a infância e a adolescência?

Para o Estatuto da Infância e Adolescência (ECA), a criança tem idade inferior a 12 anos e o adolescente entre 12 e 18, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a adolescência vai dos 10 aos 19 anos. É importante lembrar que puberdade e adolescência não são sinônimas, embora estejam correlacionadas.

Quais são as três principais fases da adolescência?

Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:

  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.

Quais são as principais características da adolescência?

Muitas vezes, os adolescentes mudam o jeito de se vestir, se dedicam a novos hobbies ou demonstram outros interesses que podem parecer estranhos para aqueles que o conhecem desde a infância; outras vezes, podem engajar em comportamentos de risco, como uso de substâncias, violação de regras e atitudes promíscuas, que …