maio 20, 2024

O que é a História Moderna?

Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nesse período que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual. Idade Moderna foi uma das formas encontradas pelos historiadores para se dividir a história da humanidade.
Em cache

O que significa a História Contemporânea?

Parte da história que começa no século XVIII e se estende até os dias atuais. A História Contemporânea tem origem em 1789, durante a Revolução Francesa, e se prolonga até a atualidade. Desde então, o mundo passou por diversas transformações nas suas bases sociais, econômicas, políticas e culturais.

O que estuda a História Moderna?

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

Qual é a diferença entre a idade moderna e contemporânea?

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

Qual o conceito de moderna?

Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial.

Quando se inicia a História Moderna?

Dentro da periodização clássica utilizada na História, a Idade Moderna é um dos períodos da história humana e sucedeu a Idade Média e antecedeu a Idade Contemporânea. Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.

O que marcou a História Contemporânea?

Esse período ficou marcado pela consolidação do capitalismo, por meio da industrialização da Inglaterra, um desdobramento direto da Revolução Industrial. Além disso, a Idade Contemporânea é marcada como um período de desenvolvimento da razão e sua consolidação como principal forma de enxergar o mundo.

Como surgiu a História Contemporânea?

A História Contemporânea, segundo os historiadores, tem seu início marcado pela Revolução Francesa, em 1789. De acordo com essa idéia, modificações nas estruturas sociais ocorreram para caracterizar uma nova fase.

Quais são as características gerais da História Moderna?

Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.

Qual a importância da História Moderna?

A História Moderna registra o surgimento de formas de trabalho e poder diferentes das vigentes na Idade Média, de outras visões de mundo e de crença, além da mudança das relações entre os diferentes grupos sociais.

O que separa a Idade Moderna da contemporânea?

Em 1789 a Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea.

O que caracteriza a Idade Contemporânea?

Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

Quais são os 4 tipos de modernidade?

Essas mudanças estariam transformando o mundo contemporâneo para um novo e perturbador universo de experiências (SZTOMPKA, 1998) e novas conceituações são apresentadas: “alta modernidade”, “pós-modernidade”, “modernidade líquida”, “hipermodernidade” que definiriam uma descontinuidade nas características da modernidade …

Quais são as três características da modernidade?

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo.

Como surgiu a História Moderna?

Uma série de transformações ocorridas entre os séculos XVI e XVIII permitiu uma nova forma de perceber o mundo. Com a nova visão, surgiram algumas necessidades como reduzir distâncias, descobrir a natureza e navegar em mares nunca antes navegados. Esses foram alguns dos acontecimentos que marcaram a História Moderna.

Quando começa a História Contemporânea?

A Idade Contemporânea é um dos períodos da história, e, cronologicamente, iniciou-se com a queda da Bastilha, em 1789, estendendo-se até a atualidade.

Quando começou a História Contemporânea?

A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.

Qual o período da História Contemporânea?

Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a Queda da Bastilha, em 14 julho de 1789, até os dias atuais.