O que causa a hiperbilirrubinemia?
Causas. A disfunção hepática (p. ex., causada por alimentação parenteral, provocando colestase, sepse neonatal, hepatite neonatal) pode provocar hiperbilirrubinemia conjugada ou mista. Hiperbilirrubinemia fisiológica ocorre em quase todos os recém-nascidos.
Quais os sintomas da hiperbilirrubinemia?
O sintoma principal é a própria icterícia, mas em casos de incompatibilidade sanguínea, associada a grande destruição de glóbulos vermelhos, pode haver palidez da pele e das mucosas por anemia associada.
Quais os tipos de hiperbilirrubinemia?
A hiperbilirrubinemia pode ser classificada como indireta, quando apresenta níveis de bilirrubina indireta maior que 1,5 mg/dl, ou direta, quando há valores da bilirrubina direta maior que 1,5 mg/dl, sendo que ela deve representar mais que 10% do valor da bilirrubina total.
O que é a hiperbilirrubinemia neonatal?
É uma manifestação (síndrome) que pode ser fisiológica ou decorrente de patologia que ocorre em recém-nascidos em consequência do aumento de bilirrubina indireta (hiperbilirrubinemia) na corrente sanguínea, sendo sua manifestação clínica a icterícia, isto é, a pele e as mucosas tornam-se amareladas.
Em cache
Quais são os fatores de risco para hiperbilirrubinemia?
Os fatores de risco para hiperbilirrubinemia grave (HG)2 definida como BTS maior ou igual a 20 mg/dL são: gestação menor que 38 semanas, irmão anterior com HG, equimoses visiveis, cefalo-hematoma, sexo masculino, idade materna maior que 25 anos, etnia asiática, desidratação, hiperosmolaridade, desconforto respiratório, …
Qual o nível de bilirrubina é preocupante?
Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas. A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina.
Quais as sequelas da bilirrubina?
“A bilirrubina não se deposita só na pele e nos olhos, podendo aparecer no cérebro e causar neurotoxicidade. Então, pode ser danosa e causar até retardo mental no bebê, com alterações irreversíveis”, destaca Bezerra.
Quando o nível de bilirrubina é preocupante?
Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas. A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina.
Quando a bilirrubina é preocupante?
Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.
Porque o leite materno pode causar icterícia?
Ocorre em bebês saudáveis, que têm boa sucção e um ganho de peso adequado. Como essa icterícia acontece ainda não está esclarecido e tem sido atribuído a fatores presentes no próprio leite materno maduro, que parece ter a capacidade de aumentar a absorção intestinal de bilirrubina.
O que o excesso de bilirrubina pode causar?
Se a bilirrubina não puder passar pelo fígado e canais biliares suficientemente rápido, ela se acumula no sangue e é depositada na pele. O resultado é a icterícia. Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras.
Quando a bilirrubina é grave?
Níveis mais elevados da bilirrubina no sangue ocorrem quando há aumento da destruição de hemácias (anemias hemolíticas), doenças hepáticas que prejudicam a conjugação e a excreção da bilirrubina, ou obstruções das vias biliares, impedindo a secreção de bile no intestino.
Qual bilirrubina é mais perigosa?
Níveis extremamente elevados de bilirrubina não conjugada, independentemente da causa, são perigosos. , convulsões. Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões…
Como o bebê eliminar a bilirrubina?
Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.
Qual o perigo da icterícia em bebê?
Esse quadro pode ocasionar sequelas irreversíveis, como alterações na arcada dentária, retardo cognitivo, comprometimento motor e até mesmo paralisia cerebral. Por isso, é fundamental estar atento a qualquer indício de icterícia no bebê e procurar orientação médica o quanto antes.
O que faz a bilirrubina diminuir?
A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina.
Como a bilirrubina é eliminada?
A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.
Qual a cor das fezes com bilirrubina?
A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).