junho 18, 2024

Qual a diferença entre equimoses e hematomas?

As equimoses se formam após o rompimento de vasos sanguíneos superficiais. Já o hematoma acontece por conta do acúmulo de sangue no tecido, causando em nós um alto relevo. Agora, quando manchas roxas, vermelhas, azuis ou pretas surgirem, você saberá identificar se são equimoses ou hematomas!
Em cache

Quais são os sintomas de equimoses?

Equimoses: Manchas escuras ou azuladas devido à infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. A maioria aparece após um traumatismo, mas pode surgir espontaneamente em pessoas que apresentam fragilidade capilar ou alguma coagulopatia.
Em cache

Quando se preocupar com equimose?

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.

O que seria uma equimose?

Mancha devida ao extravasamento de sangue no tecido celular subcutâneo, consecutivo a um traumatismo ou contusão. Pode ter coloração de diversas tonalidades (primeiro vermelha e depois azulada, negra, esverdeada e amarelada).

O que pode causar equimose?

Contusões e lesões são as principais causas de equimose e aparecem depois de acidentes domésticos, impactos, quedas e outros motivos. Essas contusões provocam a ruptura dos vasos sanguíneos superficiais causando dores e manchas escuras, geralmente roxas, em qualquer região do corpo.

Quanto tempo dura uma equimose?

De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.

Quais medicamentos podem causar equimoses?

Podem causar hematomas e equimoses seja por efeito colateral ou por sua função primária de tornar o sangue “mais fino” (menos coagulável). Os medicamentos mais famosos por predispor hematomas e equimoses são os antiagregantes plaquetários e os anticoagulantes, como exemplo temos o: AAS. Clopidogrel.

O que a equimose pode causar?

A equimose geralmente é causada por contusão e a dor aparece com maior intensidade durante o impacto. Após isso, a área da lesão pode ficar dolorida e apresentar coloração roxa.

O que pode causar uma equimose?

São muito comuns após pancadas, coletas de sangue, cirurgias, em terapias que usam ventosas, após procedimentos estéticos (como a criolipólise) e devido ao uso de medicamentos que alteram a coagulação sanguínea. Sem dúvida, a principal causa de hematomas e equimoses é a contusão.

Como tratar equimose e hematoma?

Compressas no local

Geralmente, pancadas e traumas mecânicos são as principais causas das equimoses. Para diminuir a circulação sanguínea no local afetado, faça uma compressa com água fria ou aplique gelo antes de completar 48 horas. Esse tipo de procedimento também ajuda aliviar a dor no local da mancha roxa.

Qual a medicação para equimose?

Fledoid Pomada 300mg Farmoquímica 40g está indicado para processos inflamatórios localizados como manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites), após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher …

O que passar para equimose?

Compressas no local

Geralmente, pancadas e traumas mecânicos são as principais causas das equimoses. Para diminuir a circulação sanguínea no local afetado, faça uma compressa com água fria ou aplique gelo antes de completar 48 horas. Esse tipo de procedimento também ajuda aliviar a dor no local da mancha roxa.

Como tratar equimose na pele?

Por outro lado, é possível amenizar a aparência das manchas com o uso de compressas de gelo, ou aplicar medicamentos à base de polissulfato de mucopolissacarídeo, que atua na redução do trauma. Mas vale dizer que casos mais delicados exigem tratamento médico para que o controle da equimose.

O que fazer para tratar equimose?

As equimoses resultados de lesões e contusões costumam desaparecer espontaneamente dentro de dias ou semanas. Para aliviar a dor na área afetada pode ser feito compressas frias ou com gelo no local onde ocorreu a lesão nas primeiras 48h.