fevereiro 21, 2024

Quando a empresa oferece fretado?

Atualmente, o que a CLT diz sobre transporte fretado é que a disponibilização deste anula a obrigatoriedade de pagar o vale transporte. Portanto, se a empresa oferece seu próprio meio de deslocamento, de forma que cubra todo o percurso feito pelos funcionários, não necessita cumprir com o VT.
Em cache

O que é transporte fretado para funcionários?

O transporte fretado é uma modalidade de transporte de passageiros, em que uma ou mais empresas de fretamento corporativo são contratadas para realizar a locomoção diária dos colaboradores para o trabalho.

O que que é fretado?

Que se fretou; que foi tomado ou cedido a frete. 2. Alugado. Origem etimológica:particípio de fretar.

Quanto à empresa pode descontar do fretado?

Sendo assim, o fretado pode ser um meio da empresa se beneficiar do desconto de até 6% do salário-base do empregado.

Quais os tipos de fretamento?

O Serviço de Fretamento é realizado em três modalidades: Contínuo, Eventual e Transporte de Estudantes. Fretamento Contínuo é o serviço de transporte de passageiros prestado por pessoa jurídica, mediante contrato por escrito, para um determinado número de viagens.

Como saber onde o fretado passa?

Pelo app para transporte por fretamento, as rotas e itinerários são enviados aos motoristas. Os passageiros podem acompanhar a localização em tempo real do ônibus fretado. Assim, chegam ao ponto de embarque no horário devido. Tendo a certeza de quando o veículo passará.

Quantos lugares tem um fretado?

“É muito pouco para uma atividade que transporta cerca de 600 mil pessoas por dia. A gente precisa de um acesso maior a estas faixas para atender ao público. O táxi é liberado em todas as faixas e cada veículo transporta até quatro passageiros. Num ônibus fretado são mais de 40 pessoas.

O que fazer no fretado?

Regras para ser um bom companheiro no fretado

  1. 1- Seja pontual. …
  2. 2- Não deixe sujeira nos assentos. …
  3. 3- Não ocupe a vaga ao lado com a sua mochila. …
  4. 4- Não perturbe os outros com som alto ou luz. …
  5. 5- Pensar na segurança é importante. …
  6. 6- Ao andar pelo ônibus não seja espalhafatoso.

O que pode ser descontado do colaborador?

Pode ser descontada todas as formas de remuneração. Também de acordo com a CLT, quando o colaborador perde um dia de trabalho sem justificativas, como o atestado médico, é permitido o desconto na folha de pagamento.

Como funciona fretamento?

O fretamento particular nada mais é do que a empresa contar com veículos para transportar os seus funcionários de forma exclusiva. Ou seja, os assentos nos veículos serão utilizados somente pelos seus colaboradores e de acordo com a roteirização de pessoas pré-estabelecidas.

O que diz a CLT sobre transporte de funcionários?

Por lei, toda empresa que contratar um profissional sob o regime da CLT é obrigada a oferecer o Vale Transporte, independente da distância percorrida. Além disso, não há limite mínimo ou máximo para o seu valor.

Quanto custa um fretamento de ônibus?

Em média, para aluguel de diárias dentro de São Paulo, com duração de 8-12 horas por dia, franquia de 100 quilômetros inclusos combustível e motorista, o preço pode variar de R$1.800,00 até R$2.500,00, dependendo do tamanho do ônibus.

O que a empresa não pode descontar do funcionário?

A CLT dispõe o seguinte sobre os descontos no salário: Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Pode dar advertência e descontar do salário?

Redução salarial como advertência

Pode ser descontada todas as formas de remuneração. Também de acordo com a CLT, quando o colaborador perde um dia de trabalho sem justificativas, como o atestado médico, é permitido o desconto na folha de pagamento.

Quanto tempo devo esperar o fretado?

20 minutos

O tempo despendido pelo empregado na espera de transporte fornecido pelo empregador é considerado à disposição deste, desde que seja o único meio de transporte disponível ao empregado.

Quem tem transporte próprio tem direito ao vale-transporte?

Justiça do Trabalho afasta direito ao vale-transporte para trabalhador que se deslocava de carro próprio ou de carona para o serviço.

Quando um funcionário quebra um produto ele tem que pagar?

Além do contido no artigo 12 do CDC que prevê que o fornecedor deverá sempre arcar com os danos causados ao consumidor, decorrente ao acondicionamento de seus produtos, independente da verificação de culpa.

Quando funcionário falta e não traz atestado?

As faltas injustificadas podem causar demissão por justa causa. De acordo com o Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT, um dos motivos que provocam a demissão por justa causa é a desídia. A desídia no universo corporativo entendida como o desleixo do funcionário em relação ao desempenho de suas funções.