julho 25, 2024

O que é Frases Estoicas?

Nada desejar além do estritamente necessário, nada temer antecipadamente. Puna somente aquele que cometeu o crime. Se algo é possível para qualquer outro homem, também é possível pra você.

O que significa a palavra estoica?

A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

Quais são as frases do estoicismo?

10 Frases do Estoicismo Curtas.

“A riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades.” – Epicteto. “Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará a sua força.” – Marco Aurélio. “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade“.

O que é estoicos na Bíblia?

Os estoicos eram uma vertente filosófica influente durante os períodos helenista e romano que enfatizava a harmonia e resignação diante da natureza. Os estoicos são mencionados em Atos 17:18, junto com os epicureus.

O que é ser feliz para um estoico?

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (consideradas um vício da alma) em detrimento da razão.

Quais as 4 grandes virtudes Estoicas?

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

Qual é o sinônimo da palavra estoica?

1 impassível, imperturbável, inabalável, inquebrantável, insensível. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que se sente conformado perante o sofrimento: 2 conformado, resignado.

Qual é o objetivo do estoicismo?

A principal ideia do Estoicismo. A principal ideia estóica é a acomodação à natureza. Tendo percebido que a vida sempre frustra os desejos humanos, os estoicos buscaram viver mais conformados à natureza, distanciando-se das coisas superficiais e ilusórias do mundo.

Qual o principal ensinamento do estoicismo?

A principal ideia do Estoicismo. A principal ideia estóica é a acomodação à natureza. Tendo percebido que a vida sempre frustra os desejos humanos, os estoicos buscaram viver mais conformados à natureza, distanciando-se das coisas superficiais e ilusórias do mundo.

Como se comporta uma pessoa estoica?

A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso porque essas circunstâncias são infundadas e irracionais.

Quem é o pai do estoicismo?

Baseado nas leis da natureza, o estoicismo foi fundado pelo filósofo grego Zenão de Cítio ou Zênon de Cítion (333 a.C – 263 a.C), e perdurou até III d.C, espalhando-se não só pela Grécia mas em Roma também. A história de Zenão e da criação dessa doutrina é muito curiosa.

Como ter calma estoica?

Serenidade. Para manter a serenidade, o estoico Sêneca aconselhava a imaginar o que poderia acontecer e não apenas o que você esperaria que acontecesse. Não é o mesmo que ser pessimista.

Como levar uma vida estoica?

Para os estoicos, então, viver pela virtude é colocar algumas delas em prática, como a sabedoria, justiça, coragem e autodisciplina ou temperança. É vivendo dessa maneira que se alcança uma boa e digna vida. Não importam seus bens materiais ou títulos e status, pelo contrário, algumas riquezas podem ser opressivas.

Como saber se sou estóico?

A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso por essas circunstâncias serem infundadas e irracionais.

Qual é a origem do termo estoico?

Do latim Stoicus (la) (Stoĭcus) e este do grego antigo Στωϊκός, derivado de στοά (pórtico), relativo ao lugar em Atenas onde se reuniam os primeiros filósofos estoicos.

Qual o oposto do estoicismo?

Não consta que houvessem escrito contra os estóicos. Ao contrário, o estoicismo opõe-se ao epicurismo: surgiu mais tarde e o contradiz.

Como viver como um estoico?

A principal ideia estóica é a acomodação à natureza. Tendo percebido que a vida sempre frustra os desejos humanos, os estoicos buscaram viver mais conformados à natureza, distanciando-se das coisas superficiais e ilusórias do mundo.

Como aplicar o estoicismo na vida?

5 aplicações do Estoicismo para a sua vida

  1. Superar sua raiva em momentos estressantes.
  2. Lidar com críticas e haters na internet.
  3. Valorizar o que é realmente importante na sua vida.
  4. Refletir sobre o amor e seus relacionamentos.
  5. Aceitar que algumas coisas estão fora do seu controle.