julho 5, 2024

O que é o fiador no contrato de aluguel?

A fiança é uma modalidade de garantia, na qual uma ou mais pessoas (física ou jurídica) assume a posição de fiador de aluguel para garantir que, caso o inquilino não cumpra com as obrigações do contrato de locação, elas serão responsáveis pelos seus débitos, dando maior segurança à relação contratual.
Em cache

O que é fiador e como funciona?

O papel do fiador é assegurar o cumprimento das obrigações financeiras, no caso de qualquer imprevisto com o titular da compra ou com o solicitante do crédito, caso essa pessoa fique inadimplente em relação ao contrato.

Como funciona ser fiador de uma pessoa?

O fiador é uma pessoa escolhida para assumir responsabilidades financeiras caso o contratante do serviço financeiro ou da locação de um imóvel não realize o pagamento. Portanto, trata-se de um responsável apresentado pelo locatário ou pelo contratante do crédito para garantir o pagamento do serviço.
Em cache

Quem pode ser fiador em contrato de aluguel?

3. Quem pode ser fiador? Qualquer pessoa física ou jurídica pode ser indicada como fiador. Para tanto, é necessário que a renda líquida dessa pessoa seja superior a 03 (três) vezes o valor do aluguel acrescido de encargos diretamente relacionados ao contrato de locação.
Em cache

O que é melhor fiador ou caução?

Para o proprietário, o seguro fiança é a melhor opção porque ela oferece mais benefícios e garantias do que o caução. Por exemplo, se o inquilino ficar inadimplente, o proprietário só possui a garantia de três meses de caução.

Quem não pode ser fiador de aluguel?

Quem não possui imóvel em seu nome, quem estiver com restrição no nome, quem não possuir comprovação de renda, pessoas com esse perfil não podem ser fiador em uma locação.

O que é necessário para ser um fiador de aluguel?

Afinal, quem pode ser fiador?

  1. ter mais de 21 anos,
  2. possuir um imóvel quitado e livre de ônus, comprovando essa situação,
  3. não possuir pendências financeiras junto ao SERASA ou SPC,
  4. se casado, deverá apresentar a certidão de casamento,
  5. possuir renda três vezes maior do que o valor do aluguel.

O que acontece com o fiador quando o inquilino não paga o aluguel?

Caso o inquilino descumpra suas obrigações, em especial o pagamento do aluguel, o fiador é quem irá se responsabilizar pelo seu pagamento, por mais que não tenha dinheiro no momento para tal.

Qual o risco de um fiador?

O fiador pode ser cobrado ou executado na Justiça

Afinal, nessa situação, ele também se torna um devedor. No entanto, é importante destacar que, primeiro, a cobrança é feita ao devedor principal, o que traz mais segurança ao fiador. Ainda assim, esse é um dos principais riscos envolvidos na prática.

É seguro ser fiador?

Ser fiador em um contrato de aluguel envolve riscos financeiros e jurídicos, tais como ter que pagar o aluguel do locador inadimplente ou m hipóteses mais extremas ter seu próprio imóvel penhorado.

Sou fiador posso tirar meu nome?

Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado. O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel.

Tem como tirar o nome do fiador?

Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado. O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel.

Sou fiador posso perder meu imóvel?

Em outras palavras, todo e qualquer pessoa que figura como fiador e possui apenas um imóvel residencial, onde reside com sua família ou não, poderá ter esse único imóvel penhorado e expropriado para garantir o pagamento do credor de contrato de locação residencial ou comercial.

Sou fiador posso deixar de ser?

Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado.

Qual o valor de um fiador?

Mas, quanto custa um fiador profissional? Os seus serviços envolvem o valor de atuação, que variam de acordo com o tipo de contrato, risco e operação financeira, a parte documental custa em média 50 reais.

Quem tem nome sujo pode alugar imóvel com fiador?

Fiador. Ter um fiador é a forma de garantia locatícia mais usada pelos brasileiros e funciona de maneira bastante simples. Se você por acaso estiver negativado, pode pedir a outra pessoa que dê seu nome como garantia de que o proprietário vai receber o pagamento do aluguel todo mês.

É possível deixar de ser fiador de aluguel?

Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado.

Quanto tempo dura um contrato de fiador?

120 dias

Essa obrigação da garantia da fiança começa na assinatura e encerra na data estipulada no contrato, podendo ficar com a obrigação contratual em no máximo 120 dias, caso seja renovado automaticamente (geralmente os contratos constam essa cláusula).